1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Paraná Alfabetizado forma três turmas no NRE

O Programa Paraná Alfabetizado (PPA) acompanhou, nesta semana, a formatura de três turmas de alfabetização no Núcleo Regional de Educação de Toledo. Ao todo foram 45 formandos, que agora passam a frequentar as aulas da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) – Fase I, referente aos anos iniciais do Ensino Fundamental.

18/03/2011 - 11:49


As solenidades de formatura aconteceram nos municípios de Toledo e São José das Palmeiras, e reuniram familiares e amigos dos alfabetizados. Pessoas que deram apoio ao esforço destes alunos em voltar a estudar. “Sempre que eu pensava em desistir minha família não deixava, meu marido me deu muita força”, comentou a alfabetizada Izabelirde Weber, de 56 anos, que na juventude não foi a escola para ajudar na criação dos sete irmãos mais novos, “meus netos ficaram todos felizes quando comecei a estudar, queriam ajudar nas tarefas”, conta a alfabetizada.
Cidadania
Izabelirde faz parte da turma de alfabetização da Escola Municipal Antônio Scain, em Toledo, e continuará os estudos na mesma escola, onde serão ofertadas as aulas da EJA. Na solenidade, o assistente técnico do NRE Toledo, Ildo Bombardelli, lembrou a importância de encaminhar os jovens, adultos e idosos que não tiveram a oportunidade de estudar, às turmas de alfabetização. “Aprender a ler significa cidadania para os alfabetizados. Não depender dos outros para pegar o ônibus correto, poder ler um aviso, fazer as compras”, opinou Ildo, “Estamos preocupados em tornar a escola um elo para a comunidade, a disposição das crianças e também dos adultos e idosos”, completou.
Parceria
Delvina Teixeira Andrade, 60 anos, começou a freqüentar as aulas do Paraná Alfabetizado para acompanhar o marido, Nadir Aparecido Teixeira, que cursa as aulas da EJA há três anos. “Não queria mais ficar sozinha no sítio, quando ele ia pra escola a noite”, conta Delvina, a princípio sem muito interesse ela descobriu que a alfabetização vale a pena. “Gostei muito das aulas. Hoje leio as revistas e os jornais, coisa que não podia fazer antes”, completa.
Em São José das Palmeiras, a solenidade aconteceu na Associação dos Servidores Municipais (ASMUP) e contou com a presença do prefeito, Nelton Brum. Além de dona Delvina formaram-se mais 29 alfabetizandos em duas turmas, que também irão continuar os estudos na EJA Fase I. “Temos uma parceria muito boa com a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Educação, que tem o objetivo de superar os índices consideráveis de analfabetismo em São José. O município aprovou em lei o incentivo de uma cesta básica por bimestre a cada aluno matriculado e com freqüência nas aulas de alfabetização”, afirma a Coordenadora do PPA, Luciléia Ruy Albarello.
De acordo com a administração municipal, há um esforço em mobilizar a comunidade na identificação de pessoas não alfabetizadas, para constituição de novas turmas de alfabetização no município.

 

Da Assessoria - NRE

Sem nome %281144 x 250 px%29