Com a proximidade do retorno das férias escolares, a movimentação no comércio local para compra de materiais escolares aumenta significativamente. Para evitar abusos e garantir que a população faça boas compras, o Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Toledo repassou dicas importantes aos consumidores.
Entre as orientações do órgão destaca-se a pesquisa de preços, que segundo a estagiária jurídica do Procon Toledo, Janaina Karen da Silveira, é essencial para economizar nas compras. “Em Toledo encontramos diferenças significativas de um estabelecimento para outro, por isso o mais indicado é fazer uma pesquisa em cerca de três lojas diferentes e em localidades distintas”.
Mas antes de sair às compras é necessário observar a lista fornecida pela instituição de ensino. Muitas escolas exigem materiais que são de sua responsabilidade fornecer. “A lista não pode exigir material de limpeza ou de higiene de uso comum, assim como cobrar taxas para suprir despesas com água, luz e telefone. Os pais precisam ficar atentos a essas situações para não serem lesados”, comentou Janaina. Exigir a aquisição de produtos de marca específica e determinar a loja ou livraria onde o material deve ser comprado também não é permitido.
Deixar para última hora também não é indicado. De acordo com a Janaina a melhor opção é destinar um fim de semana para ação. “Com o tempo você pode fazer uma boa pesquisa e se for com antecedência garante que não haverá materiais em falta por ter se esgotado e assim tem mais variedade à disposição”, comentou ao lembrar que fazer uma pesquisa prévia pelas páginas online das lojas da cidade, também é uma opção. Para finalizar, a dica foi aproveitar o material escolar que sobrou do período passado e garantir a economia.
Reclamações
Os consumidores podem registrar suas reclamações pessoalmente na sede do Procon, na Rua General Estilac, 1529, Centro, de segunda a sexta-feira em horário comercial. É preciso que o consumidor tenha disponível o RG (Carteira de Identidade), CPF, nota fiscal, além de documentos que possam comprovar a reclamação. Mais informações pelo telefone (45) 3252-2143 ou na página na internet www.procon.pr.gov.br e no email procon@toledo.pr.gov.br / toledopr@procon.pr.gov.br
Da Assessoria - Toledo