Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

INFRAESTRUTURA & LOGÍSTICA

Município e Compagas discutem Plano Diretor de Energias Renováveis em Toledo

Metas e prazos para implantação do Condomínio de Biogás em Lageado Grande foram traçadas nesta quinta-feira (16) durante encontro do prefeito Beto Lunitti, sua equipe de governo, produtores rurais e representantes da Companhia Paranaense de Gás (Compagas).

16/01/2014 - 22:22


O objetivo da reunião foi à discussão dos projetos para criação do Plano Diretor de Energias Renováveis em Toledo, segundo informou o gerente de Assessoria de Planejamento da Compagas, Paulo Rogério Scholl. “Avançamos em um projeto conceitual da região do Lajeado Grande para condomínios de agroenergia. A ideia é construir até três modelos de projeto padrão para os produtores, que se adaptem a sua realidade e que possa trazer rentabilidade”, explicou.

Atualmente o município conta com, pelo menos, mais três possíveis locais para aplicação do projeto, além de Lajeado Grande. “Temos a possibilidade nos projetos de Rocio/Recanto, Concórdia do Oeste e Três Boca”. A idéia é que o gás gerado em Toledo possa ser usufruido pela propriedade geradora, mas também distribuído para comunidade local, como em indústrias, comércio e postos de combustíveis, com a possibilidade inclusive, de futura distribuição a outros municípios.

Conforme o prefeito Beto Lunitti, o encontro com os produtores e a Compagas, para traçar metas e prazos, mostra que o projeto do Biogás está caminhando a passos largos. “Isso demonstra um futuro muito promissor para Toledo, pois a partir desse problema ambiental que temos hoje, com o biogás não só solucionamos a questão, mas inclusive geramos renda aos produtores”, comentou ao afirmar que a administração municipal deseja que ao longo do tempo, a região do Lajeado Grande, assim como o município como um todo, possa se tornar o Vale do Metano. “O poder público municipal está empenhado nesse processo de consolidação da proposta do biogás”.

Para a produtora e membro da Comissão do Biogás, Geni Bamberg, os avanços do projeto são animadores. “Gostei muito da reunião e da colocação do prefeito, que está comprometido em investir inclusive em infraestrutura na nossa comunidade de Lajeado Grande, para que esse projeto seja realmente realizado”. Segundo ela, a geração de energia renovável, soluciona um antigo problema ambiental, além de propiciar futura geração de renda aos produtores. “Estamos com muita expectativa quanto a esse projeto”, finalizou. 

Presenças

Na ocasião esteve presente o prefeito Beto Lunitti, os representantes da Compagas, gerente de Assessoria de Planejamento, Paulo Rogério Scholl e o gestor de relações institucionais, Alexandre Capanema. Também compareceu o assessor para Captação de Recursos e Relações Institucionais, Luiz Carlos Balcewicz, o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Augusto de Souza e a diretora da pasta, Geni Hunhoff, o secretário de Infraestrutura Rural, Lídio Michels, secretário de Meio Ambiente, Leoclides Bisognin e o chefe de governo, João Luis Nogueira. Da parte dos produtores, além da suinocultora e membro da Comissão do Biogás, Geni Bamberg, esteve presente o avicultor e presidente da União Lageadense, Nadir Ceolatto, o suinocultor e representante da Comunidade no GTER-Biotol, Norberto Manz e o suinocultor e representante da Associação Municipal de Suinocultores, Moacir Sazziatto.

 

Da Assessoria

Anuncio gene 2