Ao todo, foram 16 reuniões que envolveram clubes de serviços, associações, sindicatos e lojas maçônicas. O trabalho resultou numa nova formatação para a área central, principalmente no quadrilátero entre as Ruas Santos Dumont, Piratini, São João e Avenida Parigot de Souza. Na quarta-feira (15), o prefeito Beto Lunitti e o vice Adelar Pelanka autorizaram o início das intervenções.
Desta região, apenas as Ruas Santos Dumont, Barão do Rio Branco e São João não serão alteradas neste momento, devido à necessidade de serem aprofundados alguns estudos. “Queremos ouvir os comerciantes que tem suas lojas na Barão, um dos principais pontos do comércio em Toledo, para que eles possam também apontar as seus posicionamentos”, apontou o prefeito toledano. As demais vias já têm seus projetos aprovados e passaram pelas mudanças, atendendo as particularidades de cada localidade e respeitando as diretrizes do Código Nacional de Trânsito.
Uma das principais novidades será a implantação do Binário Leste/Oeste, nas Ruas XV de Novembro e Guarani, que dará mais fluidez para quem se desloca do Centro para as faculdades e universidades. A região oeste do município também conta com a implantação de estruturas de saúde como o Hospital Regional e a Unidade de Pronto Atendimento Doutor José Ivo Alves da Rocha, ambos na Vila Becker. Esta solicitação foi apresentada em um dos encontros. “Vamos estabelecer também a semaforização sincronizada para este binário. Isto dará segurança e fluidez para o nosso trânsito”, comentou Lunitti, destacanto ainda que as ações fazem parte de um processo que visa dar mais qualidade de vida para as pessoas.
Outra ação importante será no ajuste dos estacionamentos, que passarão de oblíquo, quando os carros são posicionados de forma diagonal, para o paralelo, com os veículos alinhados ao meio fio. O diretor do Departamento de Trânsito e Rodoviário, Fabiano Leite Faria, informou que as ruas com tráfego em dois sentidos passarão por esta mudança. As Ruas General Estilac Leal e Raimundo Leonardi, por exemplo, terão esta configuração. A Rua Dom Pedro II, no trecho entre a Avenida Maripá e a Rua Armando Luiz Arrosi, também terá o estacionamento paralelo. Permanecem com o sistema oblíquo as Ruas Nossa Senhora do Rocio, Dom Manuel da Silveira Delboux, Tiradentes e o entorno da Praça Willy Barth.
Algumas ruas receberão apenas uma nova pintura. Outras precisarão de pequenos ajustes, como a retirada de alguns avanços de calçadas e fechamento de alguns retornos. Estas obras serão realizadas gradativamente pela Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo (Emdur), seguindo o cronograma apresentado pelo Departamento de Trânsito e Rodoviário. “Vamos começar os trabalhos e, ao passo que forem necessárias, iremos divulgar nos veículos de comunicação e sinalizar os locais para que as pessoas possam utilizar rotas alternativas em seus deslocamentos”, informou o prefeito. Beto ainda lembrou que os locais que passarem pelas alterações serão identificados com faixas e os usuários das vias serão orientados dos agentes municipais de trânsito.
Via compartilhada
Uma novidade anunciada pelo prefeito Beto Lunitti é a instituição das vias compartilhadas que serão utilizadas por bicicletas e veículos automotores. “Chegamos a conclusão que os usuários das vias públicas de Toledo precisa transitar harmonicamente. Para tanto, iremos constituir, nas Ruas Almirante Barroso e Sarandi, uma pista de rolamento compartilhada. Esta via será a da direita, com identificação, por meio de placas de alerta e pintura, e seguirá as normas do Código Nacional de Trânsito que prevê a convivência de todos os tipos de veículos nas vias públicas”, explicou. A decisão foi baseada também no aumento do número de pistas de rolamento nestas duas ruas, que passarão de duas para três faixas.
Implantação da linha circular de ônibus coletivo
Foi estabelecida também a implantação de uma linha circular com o intuito de atender à região central. Esta ação faz parte do processo para a melhoria do trânsito no Centro e a concessionária se comprometeu a testar este serviço e, caso ele seja viável, manterá este ônibus, que terá uma tarifa reduzida, atendendo aos profissionais que precisam de deslocamentos rápidos nesta região e permitindo que os veículos destes trabalhadores possam sair do quadrilátero que envolve as Ruas Santos Dumont, Piratini e São João e a Avenida Parigot de Souza melhorando a trafegabilidade na área central.
Dados técnicos justificam as mudanças
As intervenções são necessárias e comprovadas pelos números demonstrados Departamento de Trânsito e Rodoviário de Toledo. Os dados apontam que, em maio de 2013, o município já contava com mais de 82 mil veículos registrados e um crescimento de aproximadamente 9% ao ano. Outra informação importante é a concentração de 42% dos acidentes de trânsito na região central da cidade, no quadrilátero entre as ruas São João, Santos Dumont e Piratini e a Avenida Parigot de Souza. Estes dados foram colhidos por acadêmicos dos cursos de Bacharelado em Engenharia Civil e de Licenciatura em Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Toledo, e por agentes da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito.
Da Assessoria