Com o objetivo de atender o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) a Prefeitura de Toledo divulgou, através de edital, a primeira chamada pública de 2014, que visa à aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar para merenda escolar. Ao todo, serão R$ 788.955,73 na aquisição de alimentos para toda a rede municipal de educação no período de fevereiro a dezembro de 2014.
A chamada está programada para acontecer no dia três de fevereiro, às 14h, na sala de licitações da prefeitura, e é destinada as associações e cooperativas constituídas de empreendedores da agricultura familiar rural de toda a região. O PNAE é atribuído à alimentação escolar de alunos da rede pública de educação básica do município.
O analista em administração da Secretaria Municipal de Educação, Moacir Lopes, destacou a importância da participação dos agricultores familiares na alimentação dos alunos do município. “O fato de compramos os produtos, além de fortalecer os produtores da região, é uma forma de conseguirmos produtos mais saudáveis, afinal nos recebemos os alimentos diariamente dos produtores”.
Atualmente, o município possui 170 produtores credenciados aptos a atender ao PNAE, segundo informou o responsável pela administração e logística da Cooperativa de Agricultores Familiares de Toledo (Cofatol), Jacson Augustos Cavaleri. “Os principais produtos destinados ao PNAE são legumes, hortaliças e tubérculos. Além disso, nós fornecemos também outros produtos como a carne de suínos, bovinos e peixe, sem contar os panificados como pães e cucas”.
Jacson também destacou a importância do PNAE para o agricultor familiar. “No ano passado foram destinados cerca de 670 mil reais e neste ano o valor chegam a quase 800 mil investidos, isto é um sinal de quem nós conseguimos cumprir o contrato proposto. Além de fornecer alimentos de qualidade para as crianças e adolescentes do município o programa permite ao agricultor familiar à chance de comercializar seu produtor, complementando assim a renda de cada um deles. Outro fator importante é o movimento de mercado que é aquecido pelas vendas”.
O representante da Cooperativa de Agricultores Familiares de Toledo reforçou o convite para os produtores que ainda não são associados à Cofatol procurem a cooperativa para se tornarem membros e se colocou à disposição para mais informações.
Da Assessoria - Toledo