O primeiro ponto atendido será a rua General Canabarro, no Jardim América, que no último ano registrou altos índices de infestação do mosquito transmissor.
O trabalho realizado pelos Agentes de Combate às Endemias, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, recolherá apenas os materiais deixados pelos moradores nas calçadas. “Tivemos problema para entrar em algumas residências no ano passado, por isso optamos por essa forma de trabalho. Vamos sempre avisar os moradores com a distribuição de panfletos em mãos ou na caixa de correios com pelo menos 48h de antecedência. Na primeira rua atendida esse trabalho foi realizado na quinta-feira (16)”, explica o coordenador de Controle e Combate às Endemias, Genair Grunevald.
A ação será realizada de segunda a sexta-feira em horário comercial. Após a Rua General Canabarro deverão ser atendidas prioritariamente as demais vias do Jardim América. “Como esse foi um dos bairros com mais casos no ano passado vamos realizá-lo por primeiro, inclusive para evitar casos de dengue hemorrágica, mais comum na segunda vez em que a pessoa contrai a doença”, explicou Grunevald, que lembrou ainda, que as chuvas intensas dos últimos dias, as altas temperaturas e as férias, onde muitos toledanos viajam, alguns para locais endêmicos, contribuem aumentam a preocupação de um surto de dengue no município. “Essas são medidas preventivas e que contam com a colaboração fundamental da população”.
O prefeito Beto Lunitti salienta que todos os esforços necessários para que o município não registre casos da doença será realizado. “Sabemos que isso é quase impossível, mas ao longo de 2013 realizamos muitas ações em um trabalho continuo, inclusive de conscientização. Nesse período que é mais propício para os casos da doença contamos com a colaboração da população, fazendo sua parte, por exemplo, nos mutirões, que aliado ao trabalho da administração poderá proteger nossa cidade contra dengue”.
Orientações
O secretário de Meio Ambiente, Leoclides Bisognin, ressalta que os materiais só devem ser colocados em frente às residências após o recebimento do panfleto. “Queremos evitar transtornos, por isso está sendo avisado com até 48h de antecedência, para que de tempo suficiente para a limpeza e que esse material possa ser colocado nem com muita antecedência e nem falte tempo para a ação".
Da Assessoria - Toledo