As obras de reestruturação das ruas Rui Barbosa e 12 de Outubro, no entorno do Colégio Incomar, começaram na terça-feira (21). No local será removido o avanço da calçada, localizado na esquina das vias, para permitir a abertura de uma faixa especial para embarque e desembarque dos alunos da instituição de ensino. A ação faz parte do planejamento realizado pela Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (SMST), visando dar maior fluidez ao tráfego e segurança aos usuários do sistema viário urbano de Toledo.
As intervenções serão realizadas pela Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo (Emdur) e devem ser concluídas até o final de semana. “Vamos acelerar os trabalhos no local para o término acontecer antes do início das aulas”, lembra o diretor de Trânsito e Rodoviário, Fabiano Faria. A rui Barbosa ainda irá ganhar, a partir da implantação da nova configuração do trânsito, três pista de rolamento e o estacionamento passará de oblíquo, com os carros posicionados em diagonal, para o paralelo, com o veículos alinhados ao meio fio.
Todo o trabalho faz parte do conjunto de ações que serão realizadas no quadrilátero que corresponde às ruas Santos Dumont, Piratini e São João e a avenida Parigot de Souza visando dar mais segurança e fluidez ao trânsito nesta região. Segundo dados da SMST, a maioria dos acidentes automobilísticos do município acontece nesta área. Desta região, apenas as ruas Santos Dumont, Barão do Rio Branco e São João não serão alteradas neste momento, devido à necessidade de serem aprofundados alguns estudos. As demais vias já têm seus projetos aprovados e passaram pelas mudanças, atendendo as particularidades de cada localidade e respeitando as diretrizes do Código Nacional de Trânsito.
Binário Leste/Oeste
Uma das principais novidades será a implantação do Binário Leste/Oeste, nas ruas XV de Novembro e Guarani, que dará mais fluidez para quem se desloca do centro para as faculdades e universidades. A região oeste do município também conta com a implantação de estruturas de saúde como o Hospital Regional e a Unidade de Pronto Atendimento Doutor José Ivo Alves da Rocha, ambos na Vila Becker. Esta solicitação foi apresentada em um dos encontros.
Via compartilhada
Uma novidade anunciada pela administração municipal durante as intervenções que serão realizadas no município é a instituição das vias compartilhadas que serão utilizadas por bicicletas e veículos automotores. O sistema será implantado nas ruas Almirante Barroso e Sarandi, com identificação por meio de placas de alerta e pintura, e seguirá as normas do Código Nacional de Trânsito que prevê a convivência de todos os tipos de veículos nas vias públicas. A decisão foi baseada também no aumento do número de pistas de rolamento nestas duas ruas, que passarão de duas para três faixas.
Dados técnicos justificam as mudanças
As intervenções são necessárias e comprovadas pelos números demonstrados Departamento de Trânsito e Rodoviário de Toledo. Os dados apontam que, em maio de 2013, o município já contava com mais de 82 mil veículos registrados e um crescimento de aproximadamente 9% ao ano. Outra informação importante é a concentração de 42% dos acidentes de trânsito na região central da cidade, no quadrilátero entre as ruas São João, Santos Dumont e Piratini e a avenida Parigot de Souza. Estes dados foram colhidos por acadêmicos dos cursos de Bacharelado em Engenharia Civil e de Licenciatura em Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Toledo, e por agentes da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito.
Da Assessoria - Toledo