A contratação de novos profissionais foi uma das ações fundamentais para o processo. Foco principal da gestão e setor com maior demanda no município, a saúde recebeu em 2013 um aumento efetivo de 19 servidores. Já no primeiro mês de 2014 o número chega a 10.
No comparativo de janeiro de 2013 e dezembro do mesmo ano houve um aumento de 3,5%, passando de 560 servidores para 579. Somente a função de médico recebeu 25 contratações. Com as exonerações do período o setor ainda calcula doze médicos a mais do que no início de 2013. Segundo a secretária de Recursos Humanos, Marines Bettega, as contratações foram importantes para o setor. “Tivemos muitas convocações devido à ampliação dos serviços de saúde em Toledo. Essas contratações foram realizadas de forma gradativa ao longo do último ano, adequando-se a demanda dos serviços e a disponibilidade do município para novas contratações”.
Entre as contratações estiveram ainda, 32 agentes comunitários de saúde, 27 agentes de combate às endemias, cinco auxiliares em consultórios dentários, nove enfermeiros, três farmacêuticos bioquímicos, 24 técnicos de enfermagem, seis técnicos em higiene dental e um técnico em vigilância sanitária. Em 2014 o setor da saúde já conta com 10 contratações, sendo sete agentes de combate às endemias, dois enfermeiros e um médico. Além disso, Marines destaca que mais médicos e enfermeiros deverão ser convocados nos próximos dias.
Da Assessoria - Toledo