O Programa Empreender já tem data para oficialmente dar início ao calendário de atividades de 2014 na Acic, a Associação Comercial e Industrial de Cascavel. As atividades foram encerradas na primeira quinzena de dezembro e o mês de janeiro tem sido dedicado à reflexão de mudanças e ao amadurecimento de novidades que possam fortalecer ainda mais as ações dos núcleos.
O início oficial dos trabalhos será na primeira quinzena de fevereiro (em anos anteriores era em março), com a retomada das reuniões de trabalho que serão dedicadas à elaboração do plano estratégico para o ano. Um das principais colaborações do programa, que dá sustentação às atividades dos núcleos setoriais e multissetoriais, é contribuir para o desenvolvimento e ao avanço na competitividade das empresas participantes, informa supervisor estratégico da Acic, Juliano Fuzinatto. A finalidade central do Empreender é transformar empresários de um mesmo ramo em parceiros para que, atuando conjuntamente, possam fortalecer suas empresas e todo o segmento empresarial que representam.
O Paraná é um dos estados pioneiros na adoção do Empreender. O método foi adaptado à realidade brasileira a partir de modelos de associação empresarial comuns na Europa, principalmente na Alemanha. Inicialmente, ele foi adaptado às características nacionais pelo Sebrae e hoje tem suporte da Faciap, a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná.
Pioneira
A Acic foi a primeira associação comercial do Paraná a apostar no projeto de aproximação de empresários que atuam na mesma área. O primeiro núcleo setorial do Estado, o Moveleiro, foi constituído na Associação Comercial e Industrial de Cascavel em 1998. Hoje, a entidade conta com 20 núcleos ativos. “Também demos outra contribuição ao Empreender, que foi criar uma modalidade inédita no Brasil, o Núcleo Multissetorial Rural, que conta com a participação de empresários, líderes e agricultores”, segundo o presidente da Acic, José Torres Sobrinho. O primeiro foi o de Juvinópolis e hoje o distrito de Rio do Salto também conta com o seu núcleo, que contribui com a organização das atividades da comunidade.
Conforme Juliano Fuzinato, o Empreender integra e fortalece setores empresariais a partir de várias ações definidas por consenso do grupo e de acordo com as necessidades dos envolvidos. “Eles podem definir a realização conjunta de cursos, palestras, treinamentos e viagens técnicas. Também investir na adoção de programas com foco em normas de qualidade e até em compras conjuntas ”. Durante a 1ª ExpoAcic, realizada em novembro junto à 34ª Expovel, o Núcleo Setorial de Bicicletarias da Acic inovou ao criar as vendas conjuntas, novidade que poderá influenciar e ser multiplicada por associações comerciais do Oeste e de outras regiões.
Da Assessoria