A ação, que começou na segunda-feira (20), é realizada através da Coordenadoria da Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente. Neste ano, o primeiro bairro atendido é o Jardim Europa, onde já foram coletadas quase 10 toneladas de materiais.
A ação acontece de acordo com as vias do bairro e caminhão já passou pelas ruas General Canabarro, Carlos Drummond de Andrade, Guimarães Rosa e Cassiano Ricardo. Também foi feita a coleta em um ponto do Distrito de Novo Sarandi e nas imediações da Pedreira Municipal. Na sexta-feira (24) a rua Monteiro Lobato será atendida e no sábado (25), as ruas Alfredo Limberguer e Eduardo Domaraski receberão o caminhão.
Conforme o coordenador de Controle e Combate às Endemias, Genair Grunevald, esse ano os moradores foram orientados a deixar os materiais a serem recolhidos na calçada. Ele também lembrou está sendo avisados os moradores sobre a coleta 48 horas antes, para que eles possam se programas. “Os agentes estão entregando os panfletos depois das 18h, que é um horário onde mais pessoas podem estar em casa. Assim é possível já passar algumas orientações, tornando mais eficiente à ação”.
O coordenador ressaltou que até agora, em Toledo, foram registrados 16 casos suspeitos de dengue, mas que com o término das férias e volta das aulas, é possível que muitos casos se confirmem. “A pessoa infectada já pode transmitir a doença dois dias antes de sentir os sintomas, e nesses dois dias, enquanto essas pessoas circulam, continuam fazendo suas atividades normais podem transmitir o vírus para mais mosquitos e consequentemente para mais pessoas”.
Os mutirões de limpeza e as campanhas de conscientização, segundo Genair, são importantes para incentivar o combate. “Estamos realizando uma parceria com a Sanepar, para distribuir os panfletos junto com a conta de água. Também vamos realizar campanhas na primeira semana de aula desenvolvendo um trabalho com as turmas de 6º ao 9º ano das escolas para reafirmar os cuidados necessários”.
Da Assessoria - Toledo