A emissão de certidões pela internet faz parte de uma série de investimentos da Junta Comercial na área de Tecnologia da Informação, com o objetivo de informatizar seus atendimentos e agilizar o trabalho junto aos usuários. Além das certidões, o programa Jucepar Digital, que reúne as inovações na área, também lançou, em dezembro do ano passado, o Portal de Serviços, que conta com a pesquisa de viabilidade de nome de empresas e uma nova sistemática para preenchimento dos processos da Junta.
“O grande desafio das juntas comerciais hoje é estarem cada vez mais modernas e antenadas às tecnologias digitais. Com o Jucepar Digital, temos melhorado as funcionalidades do site da Junta, visando sempre à facilidade para o usuário”, destaca o presidente da autarquia, Ardisson Naim Akel.
Com as certidões online, por exemplo, os empresários e contadores não precisam mais se deslocar a uma agência da Junta para conseguir o documento. O processo é todo feito pelo site da Jucepar (www.juntacomercial.pr.gov.br), no qual é preenchido um cadastro solicitando o tipo de certidão que precisa – Simplificada, de Inteiro Teor ou Específica. Após a confirmação de pagamento, o documento é enviado diretamente a seu e-mail. As certidões digitais também trazem mais segurança ao empresário, pois contam com certificação digital.
Já o Portal da Viabilidade reúne os procedimentos necessários para a viabilização da Redesim (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios), que vai diminuir a burocracia e o tempo levado para a abertura de uma nova empresa.
Pelo portal, o usuário pode realizar a consulta de viabilidade de nome empresarial e do endereço da empresa – este último disponível, a princípio, para o município de Maringá, onde foi implantada a unidade piloto da Redesim. Também é disponibilizado o preenchimento da Ficha de Cadastro Nacional e Requerimento de Empresário (FCN/RE), sistema que gera automaticamente os documentos necessários para a entrada de processos na Jucepar.
Atendendo a uma reivindicação de contabilistas, outro aperfeiçoamento incluído no programa Jucepar Digital foi disponibilizar o número do arquivamento e a data de deferimento do processo, que auxilia no preenchimento do DBE (Documento Básico de Entrada) da Receita Federal. A medida atende principalmente os municípios onde não há agências da Jucepar, já que antes desta mudança o cidadão precisava ir pessoalmente à Junta para consultar o processo.
Da AE Notícias