Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

EDUCAÇÃO

Pronatec matriculou no Paraná, no ano passado, 47 mil pessoas

Em 2013, foram ofertadas 71.585 vagas em 208 cursos profissionalizantes, das quais 47.625 foram preenchidas – 66,5% do total ofertado.

03/02/2014 - 15:25


O principal destaque das ações do comitê em 2013 foi a expansão da oferta dos cursos do Pronatec no Estado, que ampliou, no ano passado, de 56 para 257 municípios beneficiados pelo programa.  “A expansão da educação profissional é um dos grandes projetos da atual gestão. Especialmente no ano passado, nos esforçamos para ofertar a qualificação da mão de obra de acordo com a vocação de cada região do Estado”, destacou o vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns,. 
Para 2014, o grande desafio é com relação ao número de vagas disponíveis. Das 73.017 vagas que foram pactuadas nos municípios, o Ministério da Educação (MEC) aprovou apenas 43.118, o que pode prejudicar algumas regiões do Estado. “O Paraná perde muito se este corte de 40% for mantido. Nossa preocupação é que estas vagas já foram pactuadas com os municípios, tendo sido definidos quais os trabalhadores que receberiam a qualificação no primeiro semestre. Pretendemos buscar uma solução para poder corrigir esta distorção, porque certamente haverá um prejuízo para os trabalhadores”, ressaltou o secretário do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Luiz Claudio Romanelli. 
A perspectiva, porém, é que estes números sejam revertidos para o segundo semestre, conforme explicou a diretora do Departamento de Educação e Trabalho da Secretaria da Educação, Fabiana Campos. Segundo ela, será feito um remanejamento para que as vagas ofertadas atinjam todas as regiões do Estado. 
Outro projeto do Comitê Qualifica Paraná é a viabilização, ainda no primeiro semestre, do Sispaq (Sistema Paranaense de Educação Técnica e Qualificação Profissional e Social para o Emprego), que dará o retrato exato do público que precisa de qualificação e, por outro lado, apresentará a demanda de vagas para que seja feito um redirecionamento. O comitê também articula a criação do Fórum Estadual de Apoio à Formação e Qualificação, que deve ser constituído nos próximos meses. 
Participaram do encontro o vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns, o secretário do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Luiz Claudio Romanelli, o secretário-chefe da Casa Civil, Reinhold Stephanes, a secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes, o presidente da Federação da Indústria do Estado do Paraná (Fiep), Edson Luiz Campagnolo, além de representantes do Sistema S – serviços nacionais de aprendizagem nas áreas Comercial, Industrial, Rural e do Transporte – e do Instituto Federal do Paraná.

Da Agência Brasil

Anuncio gene 2