Cobra de cá
O presidente da Câmara de Vereadores, Adriano Remonti, enfatizou na primeira sessão ordinária deste ano que os vereadores – coletivamente – devem cobrar que as ações do Plano de Governo sejam cumpridas. “O momento político é este: cobrança na execução das ações”. Essa é uma faca de dois gumes como diriam... Cobra de lá, cobra de cá. Ambos têm responsabilidade e dever de prestar contas à população que depositou confiança nas urnas.
Cobra de lá
No mesmo tom, o prefeito Beto Lunitti, que abriu a sessão, também pontuou que espera dos vereadores que um bom trabalho seja desenvolvido em beneficio da população, deixando de lado bandeiras partidárias e focando no bem comum.
No frigir dos ovos
E com quem fica a bola? Fica com os dois: Poder Executivo e Legislativo. A responsabilidade e harmonia devem prevalecer, quando o efeito de suas decisões implica em melhorias para os cidadãos.
Renovando votos
Para o vereador, Expedito Ferreira, o político para ser eleito assume diversos compromissos ou faz promessas, porém quando é eleito esquece o que se comprometeu com a população. Gasolina defendeu: “É preciso lutar pela população, mas principalmente pelas pessoas mais carentes”. Diante de um plenário com assessores, jornalistas e alguns poucos representantes da comunidade, o vereador renovou votos de compromisso ao juramento como vereador. Que isso se perpetue na prática e nas ações cotidianas e na consciência dos nobres edis.
Pré-candidato
O incansável vereador, líder de governo, Ademar Dorfschmidt, anunciou que é pré-candidato a deputado federal e está construindo a candidatura. “Irei defender o governo enquanto líder, trabalhar enquanto vereador, mas buscarei o apoio da comunidade para a minha candidatura”.
Quem é o pai?
Ademar Dorfschmidt também parabenizou o prefeito Beto Lunitti pelo anúncio de que a ex-ministra e agora senadora pelo Paraná Gleisi Hoffmann trouxe o curso de medicina para Toledo. “Enquanto, o prefeito fala isso tem deputado federal faltando com a verdade perante a sociedade e tem afirmado que trouxe hospital regional e a UPA para cidade. Este deputado trouxe emenda parlamentar R$ 270 mil, isto significa que em cada voto o cidadão ganhou uma coca-cola. Não vou admitir mentiras, nem pousar de bom menino. Esta será a minha posição”. Contou o crime, mas não o ladrão...
Email
O vereador, Reinaldo Rocha, recebeu um email de um cidadão, cujo conteúdo cobra um melhor desempenho da atuação do Procon na fiscalização do tempo em que as pessoas ficam nas filas dos bancos. “É um descaso a atitude das agências com o cidadão. O tempo é extrapolado, porém os profissionais não dão nenhuma explicação sobre esta situação. A Lei da Fila deve ser respeitada e cumprida. Diante disso, cabe ao Procon à fiscalização”. Rocha destaca que as pessoas devem ter seus direitos respeitados. “As filas devem ser fiscalizadas, denunciadas e os responsáveis punidos”.
Município ou Estado?
Em seu pronunciamento, o vereador, Luís Fritzen, lembrou-se do contrato de serviço com a Sanepar. Ele disse que participou das discussões que defendiam a municipalização do serviço de água em anos anteriores. Fritzen posicionou-se contrário a esta decisão. Segundo ele, a proposta estabelecia que o Município deveria repassar um ativo permanente a Sanepar. “Fiz um levantamento das doações de imóveis a Sanepar desde a sua concessão, mesmo quando Ouro Verde do Oeste, São Pedro do Iguaçu e Luiz Marina pertenciam a Toledo. O assunto foi abordado com o ex-prefeito José Carlos Schiavinato e com o corpo técnico da Sanepar de Curitiba e, felizmente, o Município não precisou repassar o ativo”.
Responsabilidade
O vereador, Luis Fritzen, comentou da ampliação da Estação de Tratamento ET-Norte. Os trabalhos devem ser concluídos em até 540 dias. O investimento da obra será de mais de R$ 7 bilhões. “Vamos ficar atentos no cumprimento no contrato de renovação da Sanepar”.
Onde está o dinheiro?
De acordo com o vereador, Rogério Massing, apesar do aumento do número da população de Toledo, os recursos repassados pelo Governo Federal ao Município não ampliou na mesma proporção. “Onde está o dinheiro da produção desta região? Devemos falar do nosso dinheiro e do nosso retorno”. O Pacto Federativo é uma discussão que precisa ser ampliada por quem defende a bandeira municipalista, pois os municípios se vêem cada vez mais estrangulados pelas responsabilidades que acumulam. Um exemplo claro se refere à educação. Não basta recurso para construir unidades educacionais, isso é apenas a ponta do iceberg. É preciso fazer a divisão justa da fatura. Para colocar em funcionamento o município herda a estruturação e folha de pagamento de servidores necessários ao funcionamento. E ai entra o tal limite prudencial que muitas vezes emperra contratações. E aí a responsabilidade é de quem?
Segurança rural
O vereador, Rogério Massing, cobrou uma atitude do poder público com relação à segurança no meio rural. “Quando o progresso chega ao meio rural leva coisas boas, mas também leva a malandragem. Tenho como bandeira a criação de uma guarda municipal rural armada. Não observo a polícia no campo nem a guarda. A segurança dos moradores são portões, cachorros e alarmes”. Problema antigooo que volta à tona. Mas que também suscita a discussão de quem é a responsabilidade de fazer patrulhamento. E o governo do Estado o que diz sobre isso? Falta efetivo ou falta política definida para a segurança pública no Estado? Com a palavra as autoridades....
Bancada do PT
O vereador, Genivaldo Paes, anunciou que o edil Marcos Zanetti será o novo líder da bancada do Partido dos Trabalhistas (PT) neste ano.
Reinauguração
No dia 02 de março acontece a reinauguração do salão social da Igreja Católica, no bairro César Park. Com recursos arrecadados na comunidade, o salão passou por melhorias, desde a troca de cerâmicas até a colocação de um forro novo.
Visita as UBS
Na segunda-feira (03), o vereador, Neudi Mosconi, visitou as Unidades Básicas de Saúde do Jardim Coopagro, Panorama, Porto Alegre e Europa. Ele relatou que nas UBS encontrou pessoas idosas ou enfermas nas filas aguardando por uma ficha; para garantir o retorno, entre outros motivos. Mosconi contou que na UBS do Jardim Europa a comunidade pautou itens para melhorar o atendimento como: início do atendimento às 7h; entrega de fichas aos moradores a partir das 6h30; uma profissional feminina para realização da coleta do material para o exame preventivo feminino; farmácia aberta ao meio dia; implantação do Conselho de Controle Social na UBS; estrutura de espera, como cobertura, bancos, etc. “Estamos levantando problemas, apontando soluções e acima de tudo queremos ser parceiros do Poder Público”.
A culpa é de quem?
O presidente da Câmara de Vereadores, Adriano Remonti, disse que os problemas na saúde não são culpa dos vereadores. “Nós devemos ajudar a resolvê-los. Gostei da atuação do vereador Mosconi em visitar as UBS e espero que as nossas comissões sejam mais atuantes, produzam audiências e fiscalizem”. Comentário amistoso de início de trabalhos quando o clima ainda não esquentou entre os vereadores da base e da oposição. No melhor clima colaborativo, como bons amigos. Até quando... o caldo entonar...
O negócio está fedendo
O líder do governo voltou a afirmar que está buscando meios para buscar uma solução para o problema do odor desagradável na cidade. Ele afirmou que uma audiência pública deve ser realizada no dia 27 de fevereiro. “Quero buscar a solução e sempre fui parceiro do governo. Há uma técnica dinamarquesa que trata da questão de odores”. Nesta quarta-feira (05), o vereador irá a Curitiba para tratar deste assunto. “As empresas estão buscando tecnologia para se adequar. Vamos fazer algo que venha a somar juntamente com os órgãos competentes”.
Juntos no palco, ou palanque?
O deputado estadual, Ademir Bier, convidou o líder de governo, Ademar Dorfschmidt, para participar da assinatura de vinda do curso de farmácia para a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).
FRASE
“Quando o município vai bem todos vão bem. Quando o município vai mal todos sofremos. Somos progressistas e queremos que Toledo cresça. Espero que o prefeito busque o caminho”, esta é a afirmação do vereador Luís Fritzen sobre a ação de Dorfschmidt em tentar solucionar o problema dos odores na cidade.