Juliana Cizerza é proprietária, há 15 anos, de uma academia em Toledo, no oeste do Paraná. Empreendedora desde cedo, Juliana buscou, por conta própria, conhecimento. Precisava saber mais como agir dentro de sua empresa. Afinal, sozinha muitas vezes, não sabia se o que estava fazendo na sua empresa era o mais correto.
Com o auxílio do Sebrae/PR, a empresária diz ter evoluído. Segundo Juliana, o caminho traçado, com a ajuda de consultores, para alcançar os objetivos na empresa, ficou mais fácil e trouxe resultados. “Agora, estamos aprendendo a nos organizar melhor, nossos clientes também já conseguem perceber as mudanças.”
De acordo com a empresária, no decorrer dos 15 anos, a academia cresceu relativamente bem, porém, sem planejamento ou estratégias para atingir um de seus objetivos, que era lucrar mais. Nas consultorias do Sebrae/PR, foram estipuladas metas a serem cumpridas pela empresária e funcionários, dentre as quais ações de marketing, para promover a academia.
A empresária participou do Programa Sebrae Relacionamento, que consiste em um diagnóstico de gestão dentro da empresa, para que seja criado um plano de ação, com o apoio de consultorias nas áreas menos organizadas. “O Programa estimula os empresários a fazerem uma espécie de ‘check-up’ de gestão. Assim, têm uma visão geral do negócio e podem melhorar no que realmente precisam”, explica o consultor do Sebrae/PR, Alan Alex Debus.
Na academia de Juliana, o resultado surgiu espontaneamente. Neste verão, por exemplo, o número de alunos aumentou em média 30%. “Até mesmo os colaboradores conseguem distinguir a uniformidade do atendimento, além do conceito da academia ter melhorado entre a população. Isso devido às consultorias que tivemos na área de marketing, que, mesmo com um investimento pequeno, deram um bom retorno”, sinaliza a empresária.
Orientada pelos consultores do Sebrae/PR, Juliana optou por divulgar a academia em revista local, Facebook, jornal e tevês localizadas em faculdades. “Também foi elaborado e-mail marketing para contato e para enviar felicitações no aniversário dos alunos”, conta.
Alan Debus, do Sebrae/PR, enfatiza que, com simples ferramentas de gestão e de marketing, os empresários conseguem conquistar grandes resultados, independente do porte da empresa. “Basta os empreendedores e empresários estarem atentos, sempre em busca de conhecimento e de informação. A taxa de mortalidade das micro e pequenas empresas do Paraná, nos dois primeiros anos, é de 25%. Das empresas que não sobrevivem nesse período, 100% delas fecham as portas porque não investem em orientação técnica. O Sebrae, parceiro dos pequenos negócios, está de portas abertas para oferecer ajuda para quem está começando e também para quem tem um empreendimento estruturado.”
No Sebrae Relacionamento, explica o consultor, as soluções são adaptadas exclusivamente à realidade de cada participante. É um programa sob medida que oferece três horas para diagnóstico na empresa participante, duas horas de devolutiva sobre o diagnóstico e plano de ação, e mais dez horas de consultorias que podem ser nas áreas de finanças, recursos humanos, gestão estratégica ou marketing, dependendo das necessidades apontadas.
Mais informações podem ser obtidas junto ao 0800 570 0800, na Central de Relacionamento do Sebrae/PR.
Da Assessoria