Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

Assis Chateaubriand implanta rodízio no abastecimento de água

Cidade apresenta recorde nas temperaturas e no volume de água consumida.

07/02/2014 - 16:59


O Sistema de Abastecimento de Água de Assis Chateaubriand, no Oeste do Estado, implantou, a partir desta sexta-feira (7), o rodízio na distribuição de água para poder atender todas as regiões da cidade. A medida foi adotada após o Simepar registrar temperaturas recordes na cidade, acima dos 40º, o consumo de água ultrapassar as médias históricas na Sanepar e a produção de água não ser suficiente para suprir a demanda. Para poder atender todas as regiões diariamente a cidade foi dividida em três setores que terão fechamento alternados a cada quatro horas: das 8 às 12, das 12 às 16 e das 16 às 20 horas. 
O primeiro setor abrange 3,8 mil ligações das regiões dos bairros Jardim Progresso, parte baixa do Jardim América, Jardim Cristo Rei e Ivo Muller, com fechamento previsto das 12 às 16 horas. O segundo grupo de bairros abrange o Centro, Jardim Paraná e parte alta do Jardim América, que ficarão sem água das 16 às 20 horas. Nestas regiões estão 2.968 imóveis. O terceiro fechamento será das 8 às 12 horas, do sábado, atingindo 2.957 ligações dos jardins Europa, Carolina, Sheila, Itaipu, Morada do Sol, Araçá, Jussara, Panorama e Casagrande. Nos demais horários, o abastecimento será feito normalmente. O rodízio acontecerá de segunda a sábado.
O consumo de água em Assis Chateaubriand cresceu cerca de 25% em relação ao período de inverno e somente de dezembro até agora houve um acréscimo de 10% no volume de água distribuído. As mais de 9 mil ligações de água da cidade estão consumindo diariamente mais de 5,5 milhões de litros de água por dia. O gerente regional da Sanepar, Fábio Leal Oliveira, explicou que dois caminhões-pipa auxiliarão no abastecimento, especialmente para atender escolas, postos de saúde, creches e hospital, mantendo o atendimento em tempo integral. O gerente da Sanepar disse que a Sanepar está tomando todas as medidas para minimizar os impactos da falta de água. “Com o rodízio, a Sanepar alterna o atendimento e não penaliza apenas as regiões mais altas da cidade com a falta de água”, afirma Leal. 

ALIMENTAÇÃO E HIGIENE – O gerente regional e o prefeito Marcel Micheletto fazem um apelo para que a população faça uso racional da água. “Se os moradores entenderem a gravidade da situação e utilizarem a água somente para alimentação e higiene pessoal é possível que o sistema volte a ter condições de atendimento sem a continuidade do rodízio”, destacou o prefeito. 
O uso da água de forma racional é uma medida que pode ser usada durante todo o ano e deve ser intensificada durante os meses mais quentes. A recomendação nesta época do ano é para que a população adote algumas mudanças de comportamento. Lavar carros e calçadas deve ser adiado ou feito com o uso de baldes, ao invés de mangueira. Ao escovar os dentes, fazer a barba ou lavar louças e roupas, é recomendado fechar as torneiras de pias e tanques. O tempo do banho também pode ser reduzido. Os locais onde podem acontecer vazamentos devem ser verificados e, quando necessário, consertados rapidamente.


INVESTIMENTOS – A Sanepar está ampliando o Sistema de Abastecimento de Água de Assis Chateubriand. Com investimento de R$ 4 milhões estão sendo interligados dois poços, construído um reservatório e ampliada a rede de distribuição, além das melhorias operacionais e estruturais das unidades existentes. As obras vão atender a expectativa de crescimento da cidade pelos próximos 20 anos.

Da Assessoria

Anuncio gene 2