1144x150 %284%29

GERAL

As crianças abandonam a Biblioteca Pública e os adultos a reencontram

A Biblioteca Pública de Toledo – centro – possui em média 38 mil exemplares, entre gibis, literatura e material para pesquisa. Há cinco anos, a equipe tem percebido a mudança do perfil do leitor, diminuíram as crianças na faixa etária de 7 – 12 anos de idade e aumentou-se a presença de adultos e idosos de 40 – 80 anos.

20/03/2011 - 13:18


A bibliotecária Nancy B. Futagami lembra que quando diminuíram as crianças, a equipe ficou preocupada, porém foi surpreendida no aumento no número de adultos. “No geral, o movimento de pessoas que requentam a biblioteca tem diminuído. Queremos acreditar que as bibliotecas das escolas estão investindo em obras. O público ainda tem o acesso as tecnologias: a internet, televisão, videogame, entre outros, que fazem com que percamos leitores e pesquisadores”.

 

Diminui o número de pesquisa na biblioteca

O público para pesquisa está cada vez menor. Segundo a bibliotecária, em primeiro lugar pelas condições do acervo nas bibliotecas das escolas e, em segundo, está a internet. “As pesquisas históricas, livros de geografia, ciências são as obras menos procuradas. O menino chega para fazer uma pesquisa e ele pede para fazer no site. É o reflexo da modernização. Como mãe vejo os filhos procuram na internet e, muitas vezes, eles não lêem todo o conteúdo, lêem um pedaço e cópiam. Nós vamos sentir falta no futuro, porque no livro ele tinha a necessidade de fazer um resumo e dava uma lida. É pouca leitura. É a pressa pela informação mais rápida. Acredito que a leitura e o aprendizado não deve ser sedimentado. Mas me preocupo”. Ela acrescenta que aumentou o número de leitores que buscam obras de auto-ajuda, recreativa ou lazer.

 

15% dos livros emprestados no mês não retornam a biblioteca

No mês de fevereiro foram emprestados aproximadamente 2.075 livros. Deste número, segundo informações de Nancy, aproximadamente 15% não retornaram. “Não temos o hábito de cobrar multa, e sim, o leitor é suspenso de pegar livros no mesmo período que atrasou a entrega da obra. É uma forma de lembrar que ele não pode esquecer de devolver o livro”.

 

40% do acervo de obras da biblioteca é de doação

 A bibliotecária, Nancy B. Futagami, explica que as pessoas doam obras novas com o assunto de interesse da comunidade. Ela pede que as que tiverem interesse em repassar algum livro que leve até a biblioteca, pois a equipe ainda não disponibiliza de um veículo para buscar as obras.

 

Os leitores optam por obras atuais

 Confira a lista dos livros mais lidos:

 

Crepusculo

Amanhecer

O vendedor de sonhos

O caçador de pipas

Eclipse

Comer, rezar, amar

A menina que roubava livros

Sushi

Querido John

Orgulho e Preconceito

O menino do pijama listrado

O jardineiro fiel

A Ilha

 

R$ 1 – valor simbólico

Para fazer a carteirinha da biblioteca, o interessado deve levar um documento pessoal com foto, comprovante de endereço e passar um número de telefone fixo para deixar recado quando preciso. “Quem quiser colaborar com R$ 1 aceitamos, pois é um valor simbólico e com o dinheiro arrecadado compramos novas obras para o acervo”.

 

**Horário de atendimento**

 

Segunda a sexta – 8h às 18h30

Sábado – 8h às 11h45


Por Graciela Souza

Sem nome %281144 x 250 px%29