Na ocasião foram convocados mais três médicos, sendo dois clínicos gerais T4 (carga horária de quatro horas diárias) e um plantonista T6 (carga horária de seis horas diárias). Além disso, outros cinco profissionais de saúde foram convocados.
A ação faz parte das propostas da Catequese da Cidadania – Construindo um município para as pessoas e visa à ampliação da assistência em saúde em Toledo. Somente em 2013 o setor recebeu um aumento efetivo de 19 servidores. Até o momento, 2014 já contabiliza 17 contratações.
Entre os profissionais que passaram a compor a equipe de saúde do município esse ano estão nove agentes de combate às endemias, um Agente Comunitário de Saúde (ACS), quatro enfermeiros e um médico. Com a nova convocação os números deverão ser aumentados. “O objetivo é suprir a demanda do setor e ampliar os serviços”, explicou a secretária de Recursos Humanos, Marines Bettega.
Os novos profissionais já contratados deverão atender a diversas demandas do setor no município. O ACS foi direcionado para compor equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF), enquanto que os agentes de combate às endemias auxiliarão nas ações contra a Dengue em Toledo, como os mutirões e as visitas residenciais.
A assistência em enfermagem também está sendo ampliada em 2014. Com a convocação de quatro profissionais, as Unidades Básicas de Saúde do Jardim Coopagro, Santa Clara VI e Jardim Europa, assim como os Centros de Revitalização da Terceira Idade (Certi’s) poderão melhorar os atendimentos. “Esses profissionais vão compor as equipes com o intuito de qualificar o atendimento. No Coopagro, por exemplo, o novo enfermeiro será responsável pelo acolhimento dos pacientes e outros serviços, auxiliando os dois profissionais de enfermagem que já atuam no local”, comentou a assessora especial em Saúde, Denise Campos.
Outra grande demanda também é suprida com as contratações. Segundo Denise, o aumento no número de médicos garante o bom atendimento à população. “O médico já contratado atua na UBS do Jardim Pancera e realiza os exames no Parque das Águas, ambos locais que necessitavam de profissional qualificado”, explicou.
A nova convocação deverá atender as necessidades de UBS’s com mais dois médicos com carga horária de quatro horas diárias. Já o médico plantonista atenderá as unidade do Jardim Coopagro e Vila Industrial, conforme informou a assessora especial em Saúde. “Queremos com essas contratações fortalecer o atendimento na Atenção Básica do município. Esse médico tem carga horária de seis horas por dia e vai suprir a demanda por ginecologista nesses locais”.
Ampliação dos atendimentos
As contratações de médicos e profissionais da saúde realizadas constantemente desde o início de 2013 tem o intuito de diminuir os atendimentos ambulatoriais no Núcleo Integrado de Saúde (NIS) Doutor Jorge Nunes, o Mini Hospital, que é voltado à urgência e emergência. Com o início do processo de mudança, que enfoca a Atenção Básica, o número de consultas ambulatoriais no Mini Hospital obteve queda de seis mil atendimentos, no comparativo de 2012 e 2013. Segundo a assessora especial em Saúde, Denise Campos, apesar de ainda pequeno, o número demonstra a eficiência da medida. “Estamos contratando mais médicos para as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e direcionando a população para esses locais que são específicos para esse tipo de atendimento e ficam mais próximos das pessoas, pois estão nos bairros”.
Durante 2012 o Mini Hospital contabilizou 116 mil atendimentos laboratoriais e no acumulado de 2013 o número caiu para 110 mil. Em contrapartida as Unidades Básicas de Saúde com mais profissionais médicos aumentaram os atendimentos. Na UBS do Jardim Coopagro os atendimentos passaram de 18.755 em 2012 para 20.232 em 2013. Caso similar ao da UBS do Jardim Europa que com a contratação de mais um médico no ano passado, aumentou em mais de mil os atendimentos ambulatoriais.
Contratações 2013
No comparativo de janeiro de 2013 e dezembro do mesmo ano houve um aumento de 3,5%, passando de 560 servidores para 579. Somente a função de médico recebeu 25 contratações. Com as exonerações do período o setor ainda calcula doze médicos a mais do que no início de 2013. Segundo a secretária de Recursos Humanos, Marines Bettega, as contratações foram importantes para o setor. “Tivemos muitas convocações devido à ampliação dos serviços de saúde em Toledo. Essas contratações foram realizadas de forma gradativa ao longo do último ano, adequando-se a demanda dos serviços e a disponibilidade do município para novas contratações”, afirmou.
Entre as contratações estiveram ainda, 32 agentes comunitários de saúde, 27 agentes de combate às endemias, cinco auxiliares em consultórios dentários, nove enfermeiros, três farmacêuticos bioquímicos, 24 técnicos de enfermagem, seis técnicos em higiene dental e um técnico em vigilância sanitária.
Da Assessoria - Toledo