O diretor deste setor, Claudenir Machado, explica que estes números são o reflexo de que o empresário está mais consciente e está adotando políticas de crédito no momento de oferecer crédito aos clientes. A Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), de Toledo, tem trabalhado com esta conscientização, porque tão importante em realizar uma venda é receber por esta venda. “O Município possuía um índice de inadimplência alto, em relação aos demais municípios e viemos trabalhando fortemente para que isso se reduza e de fato estamos colhendo o fruto deste trabalho. Aproximadamente R$ 13 milhões são oriundos da inadimplência em Toledo. Em cinco anos, o objetivo é diminuir este montante. Dos 1800 associados da Acit cerca de 800 utilizam o sistema de pesquisa. É um número considerado baixo”.
Campanhas
O diretor lembra da Campanha de Recuperação de Crédito realizada no ano passado – no período de 15 de novembro a 15 de dezembro – com o objetivo de abrir uma livre negociação entre o empresário e seus devedores. “Para que o devedor pudesse procurar a empresa que estava registrada e fizesse uma negociação, obtendo um novo parcelamento ou um desconto nos juros. Para que assim, as pessoas honrassem com os seus compromissos e voltassem a ter crédito na cidade e realizarem as compras de final de ano”. Ele acrescenta que os dados estatísticos comprovam esta situação. Um deles foi uma apuração realizada após a campanha de recuperação de crédito, onde foi comparado o mesmo período de 2009 com 2010 e foi obtida uma diferença de 80% no volume de exclusões. “Em 2009, foram 18.864 exclusões e em 2010, 27.753 exclusões.
Para este ano, a tendência é que se mantenha um equilíbrio no número de consultas. Há uma leve tendência de aumento no dia das mães, considerado o segundo melhor momento para o empresário, só perdendo para o natal. As exclusões e inclusões no SCPC tendem a variar, mas trabalharemos para que se feche cada vez mais a inadimplência”.
Orientações
Machado orienta o empresário a adotar uma política de crédito e utilizar o serviço do SCPC. A população a orientação é que não empreste o seu nome e nem utilize a prática de emprestar o número de CPF. Também é preciso ter uma postura orçamentária. “O consumidor precisa fazer uma previsão do valor de seu salário com os gastos, para manter o seu nome limpo na praça”.
**Seminário**
No segundo semestre deste ano, a equipe está programando um Seminário de Crédito. O público-alvo serão os associados da Acit e seus colaboradores, que estão ligados ao crediário. Os palestrantes vão discutir e esclarecer dúvidas da melhor forma de oferecer crédito, como o empresário vai pode se proteger contra possíveis fraudes que pode acontecer no mercado, entre outros assuntos.
Por Graciela Souza