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GERAL

Inadimplência em Toledo gera um prejuízo de R$ 13 milhões

Houve um aumento expressivo no número de consultas em relação aos dois primeiros meses de 2010 com este ano. Em janeiro do ano passado, foram realizadas 28.231 consultas, deste número 2.626 inclusões e 1.234 exclusões. Neste ano, no mesmo período, foram 62.229 consultas, sendo 3022 inclusões e 3.629 exclusões. No mês de fevereiro de 2010, o setor atendeu 28.197 consultas: 2.800 inclusões e 1.699 exclusões. No mês deste ano foram realizadas 43.071 consultas, com 2.707 inclusões e 3.176 exclusões.

20/03/2011 - 13:22


O diretor deste setor, Claudenir Machado, explica que estes números são o reflexo de que o empresário está mais consciente e está adotando políticas de crédito no momento de oferecer crédito aos clientes. A Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), de Toledo, tem trabalhado com esta conscientização, porque tão importante em realizar uma venda é receber por esta venda. “O Município possuía um índice de inadimplência alto, em relação aos demais municípios e viemos trabalhando fortemente para que isso se reduza e de fato estamos colhendo o fruto deste trabalho. Aproximadamente R$ 13 milhões são oriundos da inadimplência em Toledo. Em cinco anos, o objetivo é diminuir este montante. Dos 1800 associados da Acit cerca de 800 utilizam o sistema de pesquisa. É um número considerado baixo”.
Campanhas
O diretor lembra da Campanha de Recuperação de Crédito realizada no ano passado – no período de 15 de novembro a 15 de dezembro – com o objetivo de abrir uma livre negociação entre o empresário e seus devedores. “Para que o devedor pudesse procurar a empresa que estava registrada e fizesse uma negociação, obtendo um novo parcelamento ou um desconto nos juros. Para que assim, as pessoas honrassem com os seus compromissos e voltassem a ter crédito na cidade e realizarem as compras de final de ano”. Ele acrescenta que os dados estatísticos comprovam esta situação. Um deles foi uma apuração realizada após a campanha de recuperação de crédito, onde foi comparado o mesmo período de 2009 com 2010 e foi obtida uma diferença de 80% no volume de exclusões. “Em 2009, foram 18.864 exclusões e em 2010, 27.753 exclusões.
Para este ano, a tendência é que se mantenha um equilíbrio no número de consultas. Há uma leve tendência de aumento no dia das mães, considerado o segundo melhor momento para o empresário, só perdendo para o natal. As exclusões e inclusões no SCPC tendem a variar, mas trabalharemos para que se feche cada vez mais a inadimplência”.
Orientações
Machado orienta o empresário a adotar uma política de crédito e utilizar o serviço do SCPC. A população a orientação é que não empreste o seu nome e nem utilize a prática de emprestar o número de CPF. Também é preciso ter uma postura orçamentária. “O consumidor precisa fazer uma previsão do valor de seu salário com os gastos, para manter o seu nome limpo na praça”.

**Seminário**
No segundo semestre deste ano, a equipe está programando um Seminário de Crédito. O público-alvo serão os associados da Acit e seus colaboradores, que estão ligados ao crediário. Os palestrantes vão discutir e esclarecer dúvidas da melhor forma de oferecer crédito, como o empresário vai pode se proteger contra possíveis fraudes que pode acontecer no mercado, entre outros assuntos.

 

Por Graciela Souza

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