Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Administração municipal apresenta solução para problema que se arrasta há quatro décadas

Na sexta-feira (07) o prefeito Beto Lunitti, acompanhados dos assessores Jomah Hussein Ali Mohd Rabah, Jurídico, e Valtair Apolinário, Assuntos Comunitários, e do diretor de Patrimônio e Serviços Gerais, Noel Augusto da Silva, se reuniu com proprietários de terrenos subdivididos de uma chácara localizada na Rua Piratini, próximo ao Rio Toledo.

10/02/2014 - 16:27


 Na ocasião, os representantes da administração municipal apresentaram a solução para um problema que se arrasta há mais de quarenta anos, segundo os moradores.

No local foram repassados a algumas famílias terrenos pertencentes a uma área maior. Entretanto, o loteamento nunca foi regularizado. Um dos entraves era a falta de uma via pública para o acesso dos imóveis, pois a rua que atende o local foi construída dentro de uma propriedade particular. Segundo Jomah Hussein Ali Mohd Rabah, o primeiro passo da administração foi adquirir judicialmente os 847,43 metros quadrados que compõe a área desta via e torná-la pública. O custo para os cofres municipais será de R$ 21.185,27. “Com a aquisição, vamos proporcionar que cada terreno tenha saída para uma via regularizada, permitindo o desmembramento dos terrenos que hoje possuem uma matrícula única”, comentou.

Atualmente, os lotes não possuem registro junto ao Cadastro Imobiliário do município e não conseguem realizar a instalação de hidrômetros e padrões de luz. “As informações que temos é que a luz e a água são utilizadas de forma comunitária”, informou o diretor de Patrimônio, Noel Augusto da Silva, lembrando que treze terrenos serão beneficiados com a regularização.

Os trabalhos foram capitaneados pelo responsável pela Assessoria de Assuntos Comunitários da Prefeitura, Valtair Apolinário, que afirmou ter iniciado as discussões sobre a regularização dos terrenos ainda quando era vereador. “Há quase dez anos estes cidadãos esperam por uma solução que agora, finalmente, parece estar próxima”. Apolinário lembrou que a reivindicação é antiga e a resolução deste impasse foi um dos compromissos assumidos pelo prefeito Beto Lunitti com os residentes daquela localidade.

Para os moradores esta resposta era aguardada há muitos anos. Proprietário de um dos lotes, Mauro Souza Reis, afirmou que pretende realizar melhorias em seu imóvel e não consegue a aprovação do projeto pela falta de cadastro. “Faz tempo que esperamos por uma solução. Muitas administrações passaram e a gente ficou esperando que alguém trouxesse uma luz para nós. Agora, vamos poder investir em nossos terrenos, já que estamos morando numa área considerada central da cidade”, salientou.

Para o prefeito Beto Lunitti, o atendimento as demandas da população é política central de sua administração. “Estas pessoas adquiriram estes terrenos, alguns faz mais de quarenta anos, e nunca tiveram sua documentação legalizada. Por meio do empenho de nossos assessores Jurídico e de Assuntos Comunitários e do diretor de Patrimônio estamos apontando um caminho que trará mais tranquilidade para todos”. Beto ainda lembrou que foram realizadas diversas tentativas, junto aos antigos proprietários, de uma solução amigável para o impasse, entretanto, o depósito judicial foi a única forma encontrada pela administração municipal para adquirir a área que será a rua oficial que atenderá as famílias. “Sempre procuramos o diálogo diante de todas as situações, porém nesta, em favor das pessoas que estão aqui há tanto tempo, tivemos que fazer desta forma”, finalizou.
 

Anuncio gene 2