A proposta, contemplada no Termo Aditivo do Contrato para a renovação da concessão, foi elaborada pela administração municipal e tem como objetivo de melhorar a fluidez do trânsito e dar mobilidade aos cidadãos. A nova rota iniciará em 05 de maio e funcionará, em período de testes, por três meses.
Os trabalhos realizados até o momento, como os estudos de horário e ruas atendidas foram apresentados ao prefeito Beto Lunitti e ao assessor de Governo João Luis Nogueira. O diretor geral da Viação Sorriso de Toledo, Jorge Luis Piano Vargas, lembrou que a nvoa rota começa na Rua Raimundo Leonardi, passando pelas Ruas Santos Dumont, Sarandi, Almirante Barroso, Piratini, Atílio Fontana e Rui Barbosa. “Todo o trabalho está previsto no Segundo Termo Aditivo ao Contrato, na Segunda Cláusula. Estamos realizando todos os estudos referentes e já foram definidas algumas situações. Outras, como o custo, ainda dependem de mais estudos”, informou.
Até o momento, está definido o tempo de cada volta, que será de aproximadamente 25 minutos, e que a linha funcionará entre às 8h30 e 17h15, totalizando 21 viagens diárias. A rota será atendida por um microônibus com caracterização especial e não terá pontos fixos. “Dentro das mudanças que estão sendo realizadas pela administração municipal iremos identificar faixas preferenciais para os ônibus e as pessoas deverão sinalizar para o embarque”, comentou Beto Lunitti lembrando que o novo sistema irá auxiliar a população que deseja utilizar os serviços ofertados na região central, como hospitais, comércios, entre outros.
A concessionária informou que agora analisa as planilhas de custo para definir o valor da passagem. “O contrato prevê que não seja menor do que 50% do custo normal. Estamos verificando todos os detalhes para termos um preço que não gere prejuízos para a empresa, tampouco para os usuários”, afirmou o diretor Jorge Vargas. A nova linha também não fará a integração com o Terminal Urbano Luiz Grando e não terá tarifa gratuita às pessoas que possuem cartão de passe livre. “Eles poderão utilizar, porém terão que arcar com o valor do bilhete”. A vantagem do novo sistema fica por conta da agilidade. “Será rápido e a operacionalidade permitirá que a pessoa, por exemplo, esteja na Prefeitura e venha ao Hospital Bom Jesus de forma rápida e com um custo menor”, comentou.
Ônibus caracterizado
O diretor geral da Viação Sorriso de Toledo, Jorge Luis Piano Vargas, informou que esta linha central circular contará com um ônibus caracterizado visando diferenciá-lo dos outros veículos do transporte coletivo. “Ainda não definimos um nome e uma arte para o carro que fará este trabalho, mas até a abertura dos trabalhos – cinco de maio – já teremos tudo isto concluído”, afirmou. A capital paranaense, Curitiba, já conta com um sistema nestes moldes e em Uberlândia, Minas Gerais, um trabalho parecido será implantado.
Vias identificadas
Com a reestruturação do trânsito toledano, serão implantadas faixas específicas para o tráfego de coletivos. Nestas vias, os ônibus poderão realizar a parada na pista de rolamento para embarque e desembarque dos passageiros. “A Rui Barbosa, por exemplo, agora possui tem três pistas. Uma delas terá preferência para os ônibus. Nada impede que os motoristas trafeguem com seus carros particulares, porém devem ter ciência que os veículos do transporte coletivo poderão parar em qualquer momento”, frisou o prefeito Beto Lunitti.
Melhoria para os trabalhadores
A nova linha deve também melhorar as questões relacionadas ao estacionamento no Centro de Toledo. Atualmente, apesar da fiscalização dos agentes do Estacionamento Regulamentado (EstaR), existe um déficit de vagas. “As pessoas poderão deixar seus veículos em locais mais afastados, livres das áreas com cobrança, e utilizar este sistema. Vai ser importante para os trabalhadores”, comentou o prefeito Beto Lunitti acrescentado que o EstaR terá uma fiscalização mais efetiva a partir da implantação do sistema informatizado. Beto ainda lembrou que existe também a previsão de ampliação da área regulamentada chegando ao Fórum, Prefeitura e outras estruturas de órgãos públicos localizadas nesta região. “É uma discussão que precisará ser feita, já que não temos mais condições de estacionamento neste espaço da cidade”.