O novo horário será aplicado para diminuir a fila de espera na Unidade Básica de Saúde do Jardim Europa, visando dar mais conforto aos pacientes no início da manhã de segunda. A decisão foi tomada durante um encontro com as lideranças da comunidade, o vereador Marcos Zanetti e usuários no dia 30 de janeiro. “Debatemos com eles e chegamos ao consenso de que esta seria a melhor forma de atendermos neste dia especificamente, por conta do volume de pessoas que buscam os agendamentos de consulta para a semana”, lembrou a assessora especial em Saúde Denise Campos.
Ainda ficou definido com a comunidade que nas segundas também haveria uma equipe de acolhimento, formada por recepcionistas e agentes comunitários de saúde, e a presença da Guarda Municipal. “Nossa intenção é oferecer um serviço de saúde com qualidade. Estamos fazendo o enfrentamento dos problemas que temos nesta UBS até que possamos chegar a uma melhora nos serviços prestados”. Nas sextas-feiras o ESF do Jardim Europa também terá um horário diferenciado, a partir das 7h, para as coletas de exames laboratoriais realizados pela Universidade Paranaense (UNIPAR).
A ação deu resultados, às 8h, quando iniciaram os atendimentos na UBS, o número de pessoas no local já era bem menor. Para a moradora do bairro, Sueli Rodrigues, esse tipo de ação é importante para orientar a própria comunidade sobre o como realmente funciona o serviço de saúde que é oferecido pela UBS. “O serviço tem qualidade, porém, depende da postura da pessoa que utiliza. Tem muita gente que reclama, mas não participa dessas reuniões”. Sueli também comentou que a população depende dos cuidados das equipes de saúde e o que a população pode oferecer é a responsabilidade e a compreensão. “Todos precisam conhecer e saber da importância dos trabalhos e sermos responsáveis pela nossa saúde e pela Unidade Básica, assim como a continuidade de todo o cuidado e assistência que está sendo dado para nós”, afirmou.
Organograma dos atendimentos médicos da UBS
Cada profissional médico possui um agenda matutina com 11 atendimentos, sendo 4 agendadas, 5 encaixes e 2 urgências (pacientes que chegam a UBS com sintomas como febre, hipertensão ou dores agudas). No período vespertino, os médicos atendem 9 acompanhamentos pediátricos (puericultura), 9 atendimentos de hiperdia (pacientes com diabetes e hipertensão) e 8 consultas pré-natais. Além disso, são realizadas 5 a 8 consultas domiciliares a pacientes impossibilitados de ir até a Unidade, conforme a demanda de cada equipe. Estes atendimentos são realizados em dias específicos na semana, segundo informou a coordenação da UBS.
Número de faltantes preocupa
Os dados da UBS do Jardim Europa apontaram um número expressivo de pacientes faltantes. Isto tem gerado preocupação por parte da Secretaria de Saúde. Somente na última semana foram 24 faltantes. “Infelizmente isso acontece muito. Com o agendamento semanal temos este grande número de faltas que tira a vaga de outras pessoas. Por isso temos a dificuldade em marcarmos retorno no ato da primeira consulta”, lembrou a assessora Denise Campos. O problema será resolvido com a implantação da central de agendamentos municipal que irá confirmar com os pacientes a sua presença ou não no atendimento solicitado. Caso contrário, a central irá direcionar este horário para outro usuário.