Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Unioeste muda forma de avaliar a redação no vestibular

A prova de redação do próximo vestibular da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), de 2012, será diferente, não se atendo mais aos típicos gêneros: dissertação, descrição e narração. Assim, serão apresentadas na prova três propostas: carta do leitor, artigo de opinião e comentário interpretativo/crítico.

21/03/2011 - 14:14


“O nosso modo de cobrar a redação, conforme os Parâmetros Curriculares, às Diretrizes Curriculares Nacionais e aos estudos da linguagem, estava ultrapassado, já que deve-se fundamentar gêneros discursivos que façam parte não só do contexto do aluno, como de todos nós”, explica João Carlos Cattelan, diretor da Diretoria de Concurso Vestibular (DCV).
Os critérios de correção também foram reavaliados e, por isso, serão constituídos de três pontos essenciais: Situação social de produção: objetiva-se avaliar a capacidade de o vestibulando produzir determinado gênero discursivo, observando a temática pertinente, a adequação à interlocução pretendida e a organização composicional do gênero escolhido, tendo em vista a situação social em que o gênero está inserido; Aspectos textuais: objetiva-se a produção de um texto coeso e coerente. No item coerência, serão avaliados o grau de manutenção da discussão e a continuidade temática do texto, evitando contradições e contribuindo para a progressão textual. No item coesão, será avaliado o emprego adequado dos recursos da língua portuguesa para relacionar e articular termos e sequências de um texto. O candidato deve demonstrar que sabe utilizar adequadamente, por exemplo, pronomes para retomar posicionamentos e informações já mencionadas e conjunções para relacionar novos argumentos aos já apresentados; Adequação à norma padrão escrita: o candidato deve demonstrar capacidade de elaborar um texto que atenda ao registro adequado da língua de forma que atenda à interlocução do gênero discursivo proposto. Deve, ainda, revelar domínio dos recursos de pontuação, das regras gramaticais da língua padrão e do sistema ortográfico, de acordo com a nova ortografia.
Além disso, será sumariamente desclassificada a redação que: apresentar menos de 20 linhas de extensão; não atender ao gênero textual solicitado; fugir à temática proposta para a situação de interação; estiver escrita com letra ilegível ou feitas em forma de desenhos, números, espaçamentos fora do normal entre palavras ou na disposição do texto no papel; for escrita a lápis na versão definitiva; não estiver escrita nas folhas de versão definitiva; não estiver escrita em língua nacional.

Reunião explica mudanças
Devido às mudanças no vestibular 2012 da Unioeste, a Diretoria de Concurso Vestibular (DCV), rse reúne nesta terça-feira (22), às 9h, na Reitoria, responsáveis pelos cursinhos e escolas de ensino médio de Cascavel e região. A pauta será as mudanças de critérios na prova de redação do vestibular quanto aos gêneros textuais e das obras literárias. “Além disso, poderemos tirar eventuais dúvidas quanto ao vestibular”, explica João Carlos Cattelan, diretor da DCV.

Obras literárias

Poemas
Gregório de Matos Guerra: Implorando de Cristo, um pecador contrito, perdão dos seus pecados; Moralidade sobre o dia de quarta-feira de cinza; À Bahia; Aos senhores governadores do mundo em seco da Bahia e seus costumes; Expressões amorosas a uma dama em que queria; Aos afetos e lágrimas derramadas na ausência da dama a quem bem.
Cláudio Manuel da Costa: Soneto XIV (Quem deixa o trato pastoril amado...); Soneto LXII (Torno a ver-vos, ó montes; o destino...).
Tomás Antonio Gonzaga: Lira I (primeira parte de Marília de Dirceu); Lira II (primeira parte de Marília de Dirceu).
Álvares de Azevedo: Lembrança de morrer.
Gonçalves Dias: Canção do exílio.
Casimiro de Abreu: Meus oito anos.
Castro Alves: O navio negreiro.
Olavo Bilac: A um poeta; Banzo.
Raimundo Correia: Anoitecer.
Alphonsus de Guimarães: Ismália.
Mário de Andrade: Descobrimento.
Vinícius de Moraes: Soneto de separação; Soneto de fidelidade.
Manuel Bandeira: Poética; Desencanto; Andorinha.
Carlos Drummond de Andrade: Órion; Inscrição; Infância; Sina; E agora José?
Adélia Prado: Com licença poética; Clareira; Bucólica nostálgica.

Contos
Machado de Assis: Cantiga de esponsais; Missa do galo; A cartomante.
Simões Lopes Neto: No manantial.
Monteiro Lobato: Negrinha; Bucólica.
Mário de Andrade: O peru de Natal.
Lygia Fagundes Telles: Antes do baile verde.
Guimarães Rosa: Famigerado.
Dalton Trevisan: Balada das mocinhas do passeio; Apelo.
Rubem Fonseca: Passeio noturno - parte I.
Luiz Vilela: Rua da amargura.

Romances
Érico Verissimo: Um certo capitão Rodrigo.
José Lins do Rego: Menina de engenho.
Cristovão Tezza: O filho eterno.


Além das obras, também faz parte do conteúdo para o vestibular a fundamentação teórica que embasa os estilos de época, conforme o livro História concisa da literatura brasileira, de Alfredo Bosi.

 

Da Assessoria - Unioeste

Sem nome %281144 x 250 px%29