Nesta terça-feira (11) o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) realizou a aferição dos novos radares instalados nas Avenidas Maripá, no Jardim Europa, e Carlos Barbosa, na Vila Industrial, e Dom Pedro II, no Jardim Parizotto. A ação contou com o apoio do Departamento de Trânsito e Rodoviário de Toledo (DEPTRANS), que sinalizou as vias. A partir desta quarta-feira (12), às 0h, os equipamentos entram em funcionamento.
O diretor do DEPTRANS, Fabiano Leite Faria, lembrou que os radares foram instalados ainda no ano passado, no final de novembro, mas não poderiam funcionar sem o procedimento informa se eles estão registrando corretamente a velocidade dos veículos que trafegam pelas vias. “Este teste é feito por dois técnicos do Inmetro, que passam pelo ponto de medição e conferem se a velocidade do carro está compatível com o que foi apontado pelo radar”.
Este tempo para que a aferição do Inmetro acontecesse também serviu para que os motoristas se habituassem ao novo aparelho. “A população, em sua maioria, já está ciente de que nestes pontos existe o equipamento”. Fabiano ainda informou que os radares foram adquiridos pelo município e que irão auxiliar na segurança dos cidadãos. “Eram regiões onde os motoristas acabavam desenvolvendo uma velocidade excessiva”.
Os radares começaram a registrar e emitir as notificações a partir do momento que foram aferidos, na manhã da terça-feira. Entretanto, o DEPTRANS optou por arquivar estas primeiras multas que porventura possam ter ocorrido. “A partir da quarta-feira, não poderemos mais usar deste sistema, por isso peço que os motoristas respeitem a velocidade da via para não sofrerem as penalidades – multas e pontos na Carteira Nacional de Habilitação – previstas no Código Nacional de Trânsito”, finalizou Fabiano.
Da Assessoria - Toledo