Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Câmara ouve secretário sobre Guarda Municipal e ações

Paulo dos Santos compareceu a pedido dos edis diante dos questionamentos e debates feitos na última sessão. 

12/02/2014 - 17:18


Os vereadores ouviram o secretário de Segurança e Trânsito, Paulo dos Santos, o qual explanou na CLR-Comissão de Legislação e Redação da Câmara Municipal sobre as ações e projetos da pasta, que incluem a implantação de câmeras do tipo OCR para identificação de veículos furtados nas entradas da cidade e a criação da Guarda Ambiental.

Após explanar sobre a pasta o secretário recebeu sugestão de trazer à Câmara o seu staff para num dia específico analisar as indicações e propostas dos vereadores. Paulo dos Santos aceitou a proposta da “operação limpeza de pauta” e disse que “nossa vida é pública e o atendimento aos vereadores é prioridade pois um vereador representa mais de 100 mil pessoas”. O presidente da Comissão de Legislação e Redação, Ademar Dorfschmidt, afirmou que a vinda do secretário acabou ampliando a reunião estendida a todos os vereadores, e “foi importante até pelo debate que tivemos na segunda-feira”, destacando a disponibilidade do secretário de Segurança e Trânsito e afirmando que isso aproxima cada vez mais o seu trabalho com a Câmara Municipal.
O tema da reunião incluiu uma carta apócrifa em nome de “guardas municipais” citada na Câmara semana passada pelo vereador Tita Furlan apontando câmeras de monitoramento como desativadas, viaturas com plotagem retirada e perseguição, entre outros problemas que estariam ocorrendo. Na explanação, o secretário disse que três viaturas tiveram a plotagem de identificação da Guarda Municipal retirada, porque uma está sendo usada para serviço administrativo, mas pela lei tem que ser conduzida por guarda fardado. Enquanto outra foi destinada a atender o funcionário do aeroporto e uma terceira foi descaracterizada para passar despercebida e realizar serviço de inteligência. O secretário disse ainda que o trabalho está sendo determinado e alguns que são cobrados mais firmemente se sentem perseguidos. O secretário informou que as câmeras ficaram desativadas para limpeza e manutenção, porque acumulam sujeira com sua utilização e não se destinam ao monitoramento, mas à gravação de imagens disponibilizadas aos órgãos de segurança pública. O secretário disse que agora são 14 câmeras e serão adquiridas 17 novas, entre elas as OCR-Optical Character Recognition ou, em português, reconhecimento ótico de caracteres, que permitirá identificar um veículo pelas suas placas, conferindo através de integração a cadastro nacional se ele tem notificação de furto ou roubo.
O secretário Paulo dos Santos também informou que com a implantação das novas câmeras Toledo totalizará ao final 37 quilômetros de vias cobertas pelo sistema, dando mais segurança à cidade. Ele também informou que a central de monitoramento da Guarda Municipal deve ser levada até o fim do ano para junto do Parque Frei Alceu Richetti, no Jardim Porto Alegre, já estando sendo feito o cabeamento ótico. Ele destacou ainda o Gabinete de Gestão Integrada, que permitirá a troca de informações entre as polícias Civil, Militar e Guarda Municipal, verificando as causas dos problemas de segurança a partir dos vários pontos de vista, afinando a visão da criminalidade dentro da segurança pública.
Câmeras no interior
O vereador Rogério Massing solicitou uma avaliação da possibilidade de implantar câmeras também no interior e Paulo dos Santos disse que dependeria da disponibilidade de internet. O vereador considerou que mesmo que haja um custo as comunidades que realmente considerarem este sistema importante para sua segurança poderão até incluir a câmera no Orçamento Participativo. Paulo dos Santos destacou a Guarda Ambiental a ser criada, apontando que ela permitirá fazer segurança pública também no interior. O vereador Tita Furlan parabenizou o secretário pela vinda à Câmara, afirmando que isso permite uma virada no setor, destacando ainda a proposta de um núcleo permanente de estratégia, que já havia sugerido e considera fundamental para a segurança pública.
Participaram da reunião da CLR os vereadores Ademar Dorfschmidt, Lúcio de Marchi, Tita Furlan, Sueli Guerra, Rogério Massing e Edinaldo Santos.

Da Assessoria

Anuncio gene 2