Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

SAÚDE

Secretaria de Saúde firma parceria com Ciscopar e diminui fila de espera de diversas especialidades

Após diversas tratativas com o Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar) e com o subsidio de ações pautadas no orçamento 2014, a administração municipal, por meio da Secretaria de Saúde ampliou a oferta de exames e consultas da Central de Especialidades, que contavam com grandes filas de espera. Algumas especialidades estavam paradas desde 2011.

12/02/2014 - 17:44


Entre as áreas que tiveram regulação no fluxo está a Gastrologia, Coloproctologia, Ortopedia, Angiologia e Neurologia, além de exames como Ultrassom, Ecocardiograma Transtoráxico e Tratamento de Espuma (varizes).

Para viabilizar as ofertas necessárias, o Ciscopar realizou a contratação de novos profissionais, como também a negociação para o retorno de profissionais que já haviam sido credenciados. “Com isso conseguimos aumentar o número de consultas e exames disponibilizados para o município por meio do Consórcio, nas áreas que eram consideradas críticas, dando maior vazão às demandas”, explicou a assessora especial em Saúde, Denise Campos.

A diminuição da fila de espera leva em consideração todas as etapas, conforme informou Denise. Segundo ela, são ofertadas vagas para consultas de retorno, novas consultas e exames. “Não adianta liberar apenas uma das etapas de determinada especialidade, porque ai o paciente sai de uma fila e entra em outra. O que a nós precisamos é um fluxo efetivo para solucionar o problema”, explicou.

Com as medidas o município conseguiu diminuir consideravelmente, por exemplo, a fila de espera em gastrologia, que já vinha de junho do último ano. Para tanto houve o retorno de um profissional para o atendimento, o que resultou na diminuição da fila de espera de 60 consultas retorno que estavam paradas, assim como, de cerca de 20 primeiras consultas em espera para serem agendadas e 28 exames, entre eles, endoscopias, colonoscopias e ultrassom transvaginal. “Com o novo profissional a princípio teremos 50 consultas em um único dia para zerar os retornos que estavam parados e posteriormente vamos realizar consultas novas”, informou ela.

A especialidade de Coloproctologia também recebeu nova contratação pelo Ciscopar. Com isso, só para Toledo foram liberadas a princípio 15 consultas semanais, segundo informou a assessora especial em Saúde. “Essa fila para primeiras consultas era de maio de 2012, então nós acreditamos  que com essa grande oferta semanal não vamos conseguir zerar, pois existe uma demanda contínua, mas reduzir para um número razoável a demanda pela especialidade no município”.

Outra fila de espera que recebeu uma grande liberação foi a de cirurgia vascular, por meio do Tratamento de Espuma. “Esse é um método efetivo e eficaz e uma alternativa a cirurgia vascular. O novo profissional que realiza o tratamento avaliou os casos da fila de espera e deu vazão aos que poderiam ser tratados com o método”, comentou Denise, ao destacar que 50 pacientes já estão em tratamento. O restante da fila de espera deverá ser atendido por meio do Chamamento Público para realização de Cirurgias Eletivas.

Toledo também conseguiu um aumento considerável para pacientes novos na especialidade de ortopedia, por meio do Ciscopar. Segundo Denise, embora a especialidade já fosse ofertada por alguns médicos no município, havia dificuldade para dar vazão a novos pacientes.  “Apenas nos últimos 15 dias conseguimos a liberação de 115 primeiras consultas”.

Entre uma das grandes preocupações da Secretaria de Saúde estavam os exames de Ecocardiograma. “Haviam cerca de 700 exames em lista de espera desde outubro de 2012 e conseguimos, também através do Ciscopar, o agendamento na Cardioclínica em Cascavel de 48 novos exames mensais. Passamos para aproximadamente 110 exames mensais e com isso acreditamos que nós conseguiremos muito em breve diminuir consideravelmente a lista de espera da especialidade”, afirmou Denise.

Com o retorno de mais um cirurgião vascular ao Ciscopar, que atenderá somente de Toledo 50 novos pacientes por semana e também procederá a tratamento cirúrgico, se necessário, o município conseguiu criar um fluxo na fila de espera de Angiologia. Com o credenciamento de mais uma Clínica também houve um aumento de 10 exames de ultrassom semanais. Já na neurologia foi zerada a lista de espera de urgência e de crianças. “Também já temos um neurologista já atendendo a fila de espera de idosos para também fazer fim a esta fila”, finalizou a assessora.

Anuncio gene 2