O espaço que se localiza na Rua Morumbi, 472, no Loteamento Conjunto Habitacional Barão do Rio Branco, no lado oposto a Praça do Expedicionário, foi cedido pela prefeitura e passou por uma reforma para poder atender melhor sua demanda. Os investimentos por parte da administração municipal somaram cerca de R$ 25 mil e consistiram na pintura, reestruturação do piso, parte elétrica e hidráulica e cobertura do imóvel.
A Associação Vida de Toledo é a primeira na região a atender esse tipo de situação. Segundo a presidente Tânia Salete Bilato, desde que surgiu, a Associação não tinha um espaço adequado para receber os familiares e crianças autistas e por isso, muitos atendimentos deixavam de ser realizados. “Esse é um sonho que buscávamos desde o começo e, agora, com esse auxílio da prefeitura, vamos conseguir realizar. Agradecemos muito por esse apoio que possibilitará ajuda a muitas pessoas que não sabem como lidar com o autismo”. Tânia também ressaltou que esse será o pontapé inicial, não só para Toledo, mas para a região, para que as pessoas possam conhecer melhor esta síndrome que afeta uma em cada 100 pessoas. “As pessoas não conhecem e por isso não sabem como lidar. Com a Associação auxiliamos os pais a buscar o tratamento e podemos até oferecer atendimentos”, comentou.
VIDA e voluntariado
A Associação Vida tem por finalidade defender os interesses e direitos das pessoas portadoras de Autismo, apoiando e incentivando a realização de projetos de divulgação e esclarecimento à população. Também são feitos cursos, seminários, pesquisas e estudos sobre o assunto e temas relacionados. Conforme explicou a presidente da Associação, Tania Salete Bilato, o trabalho realizado é totalmente voluntário, com pessoas que conhecem ou convivem com pessoas com autismo. “O voluntariado é sempre importante, porém, ainda precisamos de pessoas que possam trabalhar com a questão como psicólogos, fonoaudiólogos, professores e profissionais da área”. Segundo Tânia, quanto mais pessoas ajudando, mais horários, consultas e acompanhamentos podem ser feitos, podendo auxiliar mais pessoas.