1144x150 %284%29

POLÍTICA

NOTAS DA CÂMARA

Investigação Revista do PP

Os vereadores Paulo dos Santos e Luiz Fritzen voltaram a discutir sobre a investigação que corre em segredo de Justiça na Promotoria, que tem como objetivo apurar supostas irregularidades na confecção de uma revista sobre os 1000 dias do Governo Schiavinatto, publicada em 2007. Segundo a denúncia o partido teria usado da estrutura e dos funcionários públicos para confeccionar o periódico.

21/03/2011 - 16:48


Na sessão da semana passada Fritzen disse que o processo havia sido arquivado. Paulo dizia que não. E o promotor de Justiça, José Roberto Moreira pôs um fim no debate. O que foi arquivado foi a medida cautelar que visava apreender os computadores da secretaria de comunicação social para apurar a denúncia. A investigação, portanto não foi arquivada, segue tramitando na Promotoria.

Entrou na briga
O vereador Renato Reiman entrou na pelea argumentando que: “Todos os partidos tem problemas: o PT, o PP, não tem sigla partidária que não tenha problemas. Por isso sempre acontece essa discussão”.
BR 163
Seguindo o tom do seu discurso Renato aproveitou para criticar a situação do trevo da Br-163, saída para Novo Sobradinho. “É uma vergonha aquela situação, o Denit já informou que não tem licitação em andamento e não tem como fazer a limpeza. Então esperamos que o prefeito se sensibilize e resolva o problema”.
Colégio Olivo Beal
O vereador Adelar Holsbach recebeu na sessão um abaixo-assinado da presidente da Associação de Moradores do Rossoni, Ottilia Grigolo Friederich, pedindo que se tome providências quanto ao abandono do Colégio Olivo Beal. O abaixo assinado conta 500 assinaturas e expõe a situação de abandono e os problemas gerados, como depredação e aglomeração de vândalos e drogados.
IML de Toledo
O vereador Ademar Dorfschimdt lembrou aos seus pares que ele e o vereador Leoclides Bisognin em 2009 buscaram solução para o IML de Toledo. Em 2010 foi inaugurada nova sede para o Instituto. E agora novo problema se apresenta. Pois segundo ele o governo reduziu o salários de 3 mil para 800 reais dos médicos, retirando todos os benefícios. Com isso os médicos ameaçam fechar as portas.
União de esforços
Como agora os vereadores não são mais do mesmo partido do governador, Ademar pediu ao vereador Rogério Massing e Expedito Gasolina que intercedam nessa questão. O vereador João Martins defendeu na tribuna que esse não é uma questão partidária, que todos devem se unir para lutar pelo IML, que os deputados de Cascavel – André Bueno, de Rondon – Ademir Bier e Elio Rusch, tem compromisso com a causa.
Antes tarde do nunca
O governador Beto Richa acabou no canetaço com as aposentadorias dos ex-governadores Orlando Pessuti, Roberto Requião e Jaime Lerner. Palmas pro governador!!!
Bem lembrado
O vereador Paulo lembrou que o deputado professor Lemos protocolou um projeto de lei para acabar com as aposentadoria, inclusive as concedidas a viúvas de ex-governadores.  Paulo provocou dizendo que nesse caso deveria acabar também com a pensão às viúvas dos ex-governadores, a exemplo da mãe do governador, viúva de José Richa.
Denúncia: universitárias se prostituindo?
O vereador Paulo dos Santos informou que estão sendo apuradas denúncias que dão conta que pessoas estariam agenciando universitárias para se prostituirem em festas promovidas em chácaras na região de Toledo. Vãs estariam recolhendo moças na porta das universidades e levando as garotas para se prostituirem em festas de luxo.  
Caso Welter
Vários vereadores estão solidários ao deputado Elton Welter, que teve na última sexta-feira seu direito negado pelo colegiado do Tribunal de Justiça do Paraná. O colegiado julgou o agravo regimental impetrado pela defesa de Elton Welter (PT) e por ampla maioria os desembargadores rejeitaram a tese da defesa e mantiveram a liminar do desembargador Antônio Anicetto que concedeu a Gilberto Martin (PMDB) o direito de ocupar a vaga aberta pela licença do Deputado Romanelli (PMDB) que assumiu a secretaria do Trabalho no Governo do PSBD. O vereador Adriano Remonti (PT), Adelar Holsbach (PDT), e até o vereador Luiz Fritzen fizeram defesa de Welter.
Adriano
Adriano lembrou que Welter conquistou 41.918 votos, enquanto que Gilberto Martins 40.552. E disparou: “Como pode o segundo virar primeiro?”
Fritzen
O vereador Luiz Fritzen destacou o que diz a lei eleitoral: “ A lei eleitoral é clara: vale a coligação”.
Adelar
“Estamos na torcida pelo deputado Elton Welter”
Eleições 2012 e o PDT
Parece que está prestes a se consolidar um racha dentro do PDT. Há alguns dias a executiva do partido participou de um evento com outros partidos de oposição, mas os vereadores da Casa não foram, pois dizem apoiar o prefeito Schiavinato. Hoje na tribuna, o vereador João Martins questionou qual será o futuro do PDT, pois na última eleição ele foi pedir votos para o atual prefeito. E disse que ele o vereador Adelar (Pelanca) vão tomar uma decisão breve. Será que os vereadores vão permanecer no PDT, tendo em vista que a executiva do partido aponta para uma coligação com a oposição? É esperar o encerramento do prazo de filiações e ver para que lado vai pender essa queda de braço.
Lago: audiência pública
O vereador Leoclides Bisognin lembrou aos seus colegas e a comissão que estuda os projetos de zoneamento da região do lago, que a população quer uma resposta. Bisognin lembrou que a questão será discutida em audiência pública no dia 5 de abril a partir das 20 horas na Câmara de Vereadores. E provocou dizendo: “se o projeto está parado é culpa da casa, temos que dar uma resposta a população”.
Duelo recorrente
Os vereadores Paulo dos Santos e Luiz Fritzen protagonizam os debates mais acalorados da sessão e hoje mais uma vez pérolas saíram dos debates. Fritzen acusou Paulo de ser do contra, ele disparou: “o vereador Paulo tem uma frase: Hay govierno, soy contra!”. E Paulo retrucou: “hay govierno ruim, soy contra!”
Frases
“ A imprensa está fazendo o papel do Judiciário”, do vereador Adelar Holsbach sobre as denúncias nacionais veiculadas pelo Fantástico sobre a indústria de multas dos pardais
 
Por Rosselane Giordani
Sem nome %281144 x 250 px%29