O objetivo é dar continuidade ao processo para aproximar os moradores dos profissionais que atendem na UBS, bem como colher sugestões da comunidade e explanar como ocorre o atendimento do ESF.
A assessora especial em Saúde, Denise Campos, lembrou é preciso promover o diálogo para que a população tenha o entendimento em relação ao ESF. Segundo ela, é necessário que a comunidade discuta o atendimento para que o acolhimento seja melhorado. “Tivemos problemas com o ESF do Jardim Europa porque faltou uma melhor estruturação. Agora, estamos concentrando nossas forças para que o atendimento aconteça de forma mais satisfatória para os pacientes”, lembrou.
Denise ainda lembrou que é muito importante a participação da população neste encontro. “Há necessidade da comunidade dizer o que ela acha que não está correto, dar sugestões de melhoria e onde nós podemos falar sobre o nosso trabalho, para que eles se sintam parte da Unidade”. Os principais esclarecimentos sobre o funcionamento do ESF serão feitos inicialmente para que todos entendam e discutam o assunto. “Estamos conceituando como funciona a Estratégia de Saúde da Família, quantas consultas são dadas semanalmente, qual a população que atendemos, como é feito o trabalho dos médicos, técnicos de enfermagem e dos agentes comunitários de saúde buscando uma melhoria da qualidade do cuidado que é dado a essa população”, ressaltou.
A reunião, de acordo com Denise, é aberta para toda a comunidade interessada. “Queremos que os líderes comunitários e a população em geral participem. Nós podemos fazer uma saúde melhor com a contribuição de todos”, finalizou.