O segundo encontro do grupo para tratar do assunto foi realizado na sede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/Toledo) e contou com a mediação de um consultor do Sebrae.
Um material específico sobre o assunto foi distribuído aos membros participantes para fim de esclarecimentos quanto aos Parques Tecnológicos. “Os materiais incluem os tipos de empreendimentos que podem ser inclusos no Parque Tecnológico, entre outras questões”, ressaltou a presidente do COMDET, Sandra Pinela.
O objetivo central da oficina foi elaborar um termo de abertura, em que a comunidade possa expor o tipo de Parque Tecnológico que espera para Toledo. “Queremos que o Parque possa estimular o surgimento de novas empresas e a pesquisa de produtos e serviços de ponta no município”, segundo informou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, de Inovação e Turismo, Edemar Rockenbach.
Características definidas
Com base nas discussões e apontamentos dos encontros, foi definido que o Parque Tecnológico de Toledo será administrado com o envolvimento público, privado e das Universidades. Será uma instituição híbrida e deverá ficar localizado próximo as instituições de ensino superior do município. A intenção é que o Parque possa criar e utilizar as tecnologias já existentes em Toledo e que fomente e desenvolva empresas. O Parque Tecnológico terá ainda área de atuação voltada para diversidade, mas levando em conta as especialidades das pesquisas realizadas nas universidades do município. O público alvo será além das empresas locais, regionais e até internacionais.
Próximo passo
A partir das definições, o do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Toledo (COMDET) deverá contratar uma empresa para desenvolver o projeto que será entregue ao prefeito Beto Lunitti, que por sua vez, pleiteará recursos para concretização do Parque Tecnológico de Toledo.
Presenças
Na ocasião, estiveram presentes membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Toledo (COMDET) e representantes da sociedade civil organizada, do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios de Toledo (Sindirepa), do Núcleo Imobiliário de Toledo, do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade de Toledo e Região (Sincoeste), do Banco Fomento Paraná, entre outros empresários.