Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Toledo é o sexto município do Paraná menos dependente do Bolsa Família

Segundo dado publicado recentemente pela revista Exame, da editora abril, Toledo está entre as 10 cidades menos dependentes do Bolsa Família no Paraná. Dos 399 municípios do estado, Toledo ocupa a sexta posição no ranking. A inclusão do município na lista dos menos dependentes é positiva, pois demonstra a eficácia das políticas públicas que visam tirar as famílias da linha da pobreza, conforme informou a secretária de Assistência Social e Proteção à Família, Ineiva kreutz Louzada.

18/02/2014 - 17:32


Ainda de acordo com a pesquisa, no Brasil, em média, o Governo Federal paga um benefício do Bolsa Família para cada 14 habitantes, mas o número varia entre estados. Em Alagoas, todas as cidades recebem acima dessa média. Já no Rio Grande do Sul estão as cidades que dependem menos. Em Toledo, o dado é de um benefício a cada 62,5 habitantes. Os números apresentados pela revista é resultado da divisão entre o total da população de cada cidade e o número de chefes de família que recebem o Bolsa Família. Quanto maior o índice, menos o município depende da verba.

Os dados atualizados apontam que 11.810 famílias estão inscritas no Cadastro Único em Toledo. O Bolsa Família (PBF) é um programa de transferência condicionada de renda que beneficia famílias pobres e extremamente pobres, inscritas no Cadastro Único. O PBF beneficia 2.016 famílias, o que representa 6.957 pessoas beneficiadas, uma cobertura de 60% da estimativa de famílias pobres no município. As famílias recebem benefícios com valor médio de R$ 114,99.

Com a redução no número de dependentes do programa, o município demonstra a boa aplicação das políticas públicas do setor. “O próprio Bolsa Família visa subsidiar as famílias enquanto por meio de políticas públicas de assistência social que ofertem oportunidades de emprego e crescimento social, ela possa sair dessa dependência”, explicou Ineiva, ao lembrar que o município, dos 179 participantes, ficou entre os noves no Prêmio Rosani Cunha de Desenvolvimento Social: Edição Especial – Bolsa Família 10 Anos, como ‘Prática Inovadora do Programa Bolsa Família’. Na ocasião, além de receber o prêmio, o município apresentou um vídeo explicativo sobre o trabalho e práticas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em Toledo, obtendo o reconhecimento e entrando em pauta nacional nas discussões sobre o tema.

Anuncio gene 2