A competição será de 7 a 18 de março, mas as disputas de ginástica rítmica estão marcadas para os dias 17 e 18. Angélica viaja no dia 12, um dia depois do seu retorno a Toledo. “São duas competições muito importantes e estamos muito bem focadas para estas disputas”, comenta a técnica Anita Klemann, que voltou com os treinos de Angélica mais cedo, depois das férias, e optou por não fazer alterações nas séries do ano passado, em função do tempo de preparação e a importância das duas primeiras disputas do ano.
“A Angélica teve menos de 20 dias de férias. Voltamos a treinar no dia 5 de janeiro e mantivemos as séries do ano passado, com pequenas adaptações, pois seria muito pouco tempo de preparação até o Grand Prix e os Jogos Sul-Americanos, duas importantes competições no calendário de 2014”, explica a técnica. “Vamos focar nestas duas competições e depois fazer alterações nas séries, para as demais competições de 2014”, explica. Para o mundial, apenas duas atletas por país participam da disputa, enquanto nos Jogos Sul-Americanos são quatro. “A Angélica vai representar o país graças aos seus resultados e terá que ir muito bem no Grand Prix da França para continuar participando das demais competições internacionais do ano”, ressalta a técnica.
Angélica está otimista e quer começar o ano com o pé direito. ”Serão duas competições difíceis, mas estamos treinando bastante”, destaca. Ela ressalta que cada competição é diferente da outra, mas que pretende dar o melhor de si para trazer um bom resultado. “Na França vão estar as melhores do mundo, e no Sul–Americano, as da América do Sul”, diz a ginasta. A competição, explica ela, equivale a de Medelin, na Colômbia, há quatro anos, quando teve 100 por cento de aproveitamento, com seis medalhas de ouro. ”Como em Medelin, espero ter um excelente desempenho. Estou treinando bastante para isso”, comenta a ginasta.
Nas duas competições, a atleta irá acompanhada da técnica Anita Klemann. Da França também participa Natália Gáudio e dos Jogos Sul-Americanos, Natália, Andressa Jardim e Emanuelle Lima. O projeto de Ginástica Rítmica de Toledo é uma parceria entre a Sadia/Prefeitura de Toledo/Sesi, com apoio da Itaipu Binacional e Unimed Costa Oeste.