A apresentação da peça teatral “A cidade que renasceu”, promovida pelo Instituto Sicoob, lançou o Programa Cooperjovem, no município de Vera Cruz do Oeste, para um público de cerca de 200 pessoas.
Entre os convidados estavam o prefeito, Eldon Anschau, a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Edena Carla Dorne Cavalli, o presidente da Associação Comercial, Ahmad Issa, os vereadores Osmair Pereira da Silva e Ione Schomoller, a diretora financeira do Sicoob Oeste, Solange Martins, o conselheiro do Sicoob e empresário Khaled Nakka, além de outras lideranças, professores e estudantes de Vera Cruz do Oeste.
Com muito bom humor e criatividade, a peça teatral, encenada pelo Circo Teatro Sem Lona, de Maringá, apresenta a história real do município de São Roque de Minas, no interior de Minas Gerais, muito pequeno e pobre que há cerca de 20 anos estava morrendo por falta de desenvolvimento econômico. A cidade definhava aos poucos pelo abandono das instituições financeiras que não acreditavam na possibilidade de progresso e recuperação da economia local.
Com a criação de uma cooperativa de crédito a autoestima da população foi recuperada, agregou valores, qualidades e riquezas. “Pela iniciativa de uma pessoa, que mobilizou a população, foi criada uma cooperativa e voltou o progresso para a cidade. Hoje São Roque de Minas ainda é uma cidade pequena, mas é rica, e a cooperativa foi o grande destaque da cidade”, relata o vice-presidente administrativo e financeiro do Instituto Sicoob, Sérgio Gini.
A peça teatral será levada para cerca de 25 municípios paranaenses. “Já foram cerca de seis apresentações e com ela queremos mostrar a força do cooperativismo”, explica Sérgio. A apresentação visa chamar a atenção para a realidade de uma cidade que mudou, após a implantação de uma cooperativa e dá início aos trabalhos do Programa Cooperjovem em Vera Cruz do Oeste.
Cooperjovem
O objetivo do programa é integrar os alunos das redes educacionais no sistema cooperativista, destaca o vice-presidente do Instituto Sicoob do Paraná, Sérgio Gini. Trata-se de um programa de educação cooperativa desenvolvido pelo Serviço Social do Cooperativismo (Sescoop) em âmbito nacional. No Paraná, o Programa Cooperjovem é desenvolvido por cooperativas de produção e entre as cooperativas de crédito, exclusivamente o Sicoob, por meio do Instituto Sicoob, que trabalha na área de desenvolvimento econômico e social.
“É um programa integrado, que atua no sentido de desenvolver uma metodologia de aplicação do cooperativismo para os professores e os professores replicam para os alunos. A proposta é difundir alguns fundamentos básicos e específicos de cooperativismo nas crianças”, ressalta Sérgio.
O prefeito, Eldon Anschau, tem uma boa expectativa com a realização do projeto, no sentido de abrir a visão e despertar interesses comuns da sociedade, por meio da filosofia cooperativista. “É importante o engajamento da comunidade num projeto, que busca o desenvolvimento. Em municípios pequenos como o nosso, existe expectativa muito grande quanto às ações da administração pública. Estamos otimistas e creio que este trabalho trará resultados positivos”, comenta.
A secretária municipal de Educação, cultura e Esporte, Edena Cavalli, também destaca que nos dias de hoje é fundamental trabalhar empreendedorismo e associativismo entre os estudantes. “Este é o caminho para um futuro melhor, transformar as pequenas crianças em grandes cidadãos”, observa.
Em Vera Cruz do Oeste, quatro das cinco escolas da rede municipal participarão do programa. Serão atendidos em torno de 130 alunos, de dez turmas entre o primeiro ao quinto ano das séries iniciais. “Conhecíamos o projeto, pois algumas cooperativas já o aplicavam em algumas cidades da região e acreditamos que o crescimento será importante para a comunidade escolar e de modo geral para o município”, frisa.
No Paraná
No Paraná são 15 cidades integradas e mais de 200 professores capacitados para um total de 5680 alunos envolvidos. O Sicoob Oeste já desenvolve este trabalho em Toledo,com 13 escolas, com a participação de 17 professores e cerca de 500 alunos.
“O propósito é contemplar as cidades com um projeto de ensino cooperativista. Acreditamos que o futuro do nosso país estará nas mãos desses jovens e precisamos que eles tenham um comprometimento mais solidário, mais voluntário e participativo, buscando contrapor o que está acontecendo, a juventude se fechando e levando uma vida muito individualista. Queremos ter um mundo mais cooperativo e por isso, estamos fazendo nossa parte, levando nossos princípios cooperativistas de apoio à comunidade para desenvolvê-las”, destaca a diretora do Sicoob Oeste, Solange Martins.
Metodologia
O programa trabalha com capacitação continuada de professores e material pedagógico para os alunos. “Os professores vão aplicando as etapas e os alunos desenvolvem projetos a partir disso, cumprindo os princípios cooperativistas. Dessa forma eles vão crescendo e tendo uma visão do que é o cooperativismo como uma filosofia de vida, de trabalho e modo de viver”, completa Solange.
A capacitação dos professores de Vera Cruz do Oeste será realizada no dia 25 e 26 de fevereiro, em Toledo, reunindo educadores dos dois municípios.
Da Assessoria