O presidente da Câmara Municipal de Toledo, Adriano Remonti, recebeu a visita do presidente da Associação das Câmaras e Vereadores do Oeste do Paraná (Acamop), Amauri Ladwig, o qual entregou convite para o curso de capacitação que a entidade promove em Toledo de 19 a 21 de fevereiro. Ladwig, acompanhado do assessor de Captação de Recursos de Toledo, Luís Carlos Balcewicz, e do voluntário Carlos Roberto da Silva, falou a respeito do evento de capacitação regional e da questão do fraturamento hidráulico, técnica para exploração do gás de xisto que deverá ser abordada no curso da Acamop.
O Oeste do Paraná está listado como área para exploração e a possibilidade preocupa devido aos riscos de danos ao meio ambiente, especialmente ao solo e água da região a partir do uso do chamado fracking e os resíduos e efeitos que ocasiona. O presidente da Câmara Municipal, Adriano Remonti, ao lado do diretor Rodrigo Priesnitz, destacou a iniciativa da Acamop e confirmou participação no evento.
O curso “A importância do desenvolvimento local sustentável para a melhoria da qualidade de vida e cidadania” será aberto nesta quarta, dia 19, às 19h, no centro de convenções do Centro de Eventos Ismael Sperafico com a confirmação das inscrições e entrega do material. No dia 20 a programação inicia às 8h30 com palestra sobre “O potencial do biogás/biometano para a produção de energia térmica, elétrica e veicular, especialmente a partir da biomassa residual”, seguindo-se debate a partir das 9h10. Às 10h10 a programação prevê a palestra “Oportunidades e Equívocos e Riscos do uso do processo do fraturamento hidráulico (fracking) para extração de gás de xisto no Oeste do Paraná”, seguindo-se, às 10h45, palestra sobre ”Aspectos legais a considerar para o licenciamento” e depois debate.
Às 11h45 a programação prevê a leitura e aprovação da Carta de Toledo de alerta em relação aos riscos e possíveis problemas do fracking. Após o almoço o evento prossegue às 13h30 com o tema “Planos e Políticas para o Meio Ambiente nos municípios (Resíduos Sólidos, Recursos Hídricos, Parques e Praças, Arborização, Mobilidade) e debate. Às 15h40 o tema será “A Mensagem Política do e para o Século XXI”, seguindo-se debate. No dia 21 o evento tem às 8:30h o tema “Escola do Legislativo: o que é e como pode auxiliar os vereadores da Região Oeste?” e às 9h “Atuação do Controle Interno no Poder Legislativo”, seguindo-se intervalo e às 10:30h encontro com parlamentares estaduais e federais e o encerramento.
Da Assessoria