Antes da noite de quarta-feira, dia 19 de fevereiro, a desistência de crianças e adolescentes de participar de treinamentos em um nível elevado de rendimento era uma realidade no Município de Toledo. Isso porque, muitos jovens não tinham condições financeiras ou de deslocamentos para os polos de treinamentos específicos das suas modalidades.
É fato notório que as escolinhas municipais de esporte atendem público cujas famílias, não raro, são de origem humilde ou residem distantes dos locais de treinamento ou ainda não possuem condições para pagar o transporte coletivo urbano. Diante disso, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) viabilizou junto à empresa Viação Sorriso de Toledo um projeto inovador no Brasil, trata-se do Passe-Atleta.
A empresa Sorriso irá disponibilizar 4.400 créditos de transporte coletivo urbano a 200 atletas de rendimento que fazem parte das Escolinhas da SMEL. Eles serão contemplados com 26 passagens mensais para uso em treinamento.
A secretária de esporte e lazer do Município, Marli Gonçalves, destaca que o “passe-atleta” irá viabilizar a ida e o retorno dos jovens desde suas residências até os locais de treinamento e competições. “Os atletas são o motivo das ações realizadas no Município. No Dia Internacional do Desporto é um dia especial para os atletas e professores de Toledo por estar sendo lançando um projeto inédito na cidade, porém ele não é isolado, pois durante 14 meses de governo houve avanços na Secretaria de Esporte”.
Alguns avanços citados pela secretária é a disponibilidade de diárias aos professores que participam dos Jogos da Juventude em outros Municípios; a setorização da SMEL; a construção dos alojamentos no antigo ginásio do CCR. A estrutura será inaugurada em março; a licitação de alimentação para atletas que participarem da fase final dos Jogos da Juventude A e B, entre outros fatores. “O crescimento da SMEL é constante. Hoje, são realizados mais de 35 mil atendimentos por mês e o Município conta com atividades em todos os parques, além da introdução do trabalho esportivo com os idosos; a descentralização das atividades nos bairros, a liberdade do profissional para desenvolver as atividades, enfim”.
Conforme o diretor da empresa Sorriso, Jorge Luis Piano Vargas, o Passe-Atleta é uma inovação na empresa. Ele afirma que esta decisão engrandece a cidade e a Sorriso passar a ter mais espaço de atuação. “A empresa nunca havia desenvolvido este tipo de ação em outros Municípios. É a primeira vez e estamos contentes, porque a empresa está incentivando o esporte e também irá auxiliar na preparação dos jovens para as competições”.
A representante da Câmara de Toledo, a vereadora Sueli Guerra, salienta que o prefeito de Toledo, Beto Lunitti juntamente com o representante da empresa, Jorge colocam - neste ano - em prática um sonho dos atletas, pais e professores. “É um sonho, porque quando temos a criança no esporte, temos a tranquilidade. Além que muitas crianças não tem a oportunidade de pagar o seu transporte e agora o tem gratuito. O prefeito Beto Lunitti está cumprindo com as propostas de governo. Em um governo Humano, Desenvolvido e Participativo é isso que acontece no Município: ações benéficas a população”.
O prefeito de Toledo, Beto Lunitti, enfatiza que a empresa Sorriso tem desenvolvido ações visando oferecer um serviço de transporte coletivo urbano de qualidade a sociedade. “O Programa propicia uma melhor qualidade do atleta, uma tranquilidade aos pais no aspecto de segurança onde os atletas entram no ônibus e ficam onde precisam estar nos instrumentos e ferramentas que praticam o esporte”.
Na oportunidade, o prefeito disse que a secretária Marli juntamente com os profissionais da SMEL estão fazendo história ao serem protagonistas do surgimento de uma política pública de esporte em Toledo. “Parabenizo o trabalho da Marli e da equipe pelo trabalho desenvolvido no esporte da cidade”.