O tratamento por fitoterapia está sendo implantando no município de Toledo, visando dar aos pacientes um melhor atendimento ao paciente. Dentro deste projeto, na sexta-feira (21) foi realizada reunião com os responsáveis pela implantação do projeto para acertar os últimos detalhes. Durante a semana, foi realizada uma capacitação para os profissionais de saúde do município sobre esse novo método de medicação.
A médica responsável pela habilitação, Christiane Lopes Pereira, contou que o curso tinha como objetivo mostrar que os pacientes podem complementar o tratamento de forma mais natural. O professor da Universidade Paranaense (UNIPAR), Euclides Lara Cardozo Junior, que preside a Sustentec (Produtores Associados para Desenvolvimento de Tecnologias Sustentáveis), disse que o projeto tem total apoio do Ministério da Saúde. “A implantação desse tipo de tratamento está sendo bem aceito pela população. Além disso, estamos querendo implantar a fitoterapia como uma nova forma de tratamento terapêutico”.
Na reunião, ainda esteve presente a coordenadora do Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterapia, Elenir Rudel. Segundo ela, esse tipo de tratamento visa medicar as pessoas de forma natural, já que é com plantas, mas que não deixa de ser um modelo especializado.
A chefe de Gabinete da Prefeitura de Toledo, Selma Becker, que também esteve na reunião, comentou que esse projeto está sendo muito bem visto e aceito. “Todos esses projetos que visam melhorar a saúde da população e humanizar o atendimento são sempre muito bem-vindos”. Os profissionais ainda ressaltaram que esse tipo de tratamento irá auxiliar na economia do município, já que, futuramente, as plantas utilizadas para a medicação serão as cultivadas no próprio município.
Formação
Médicos, dentistas, enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos e assistentes sociais vinculados à Estratégia Saúde da Família das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do Jardim Europa, Jardim Panorama e São Francisco e alguns profissionais do Centro de Saúde e do Ambulatório de Feridas participaram, nesta segunda-feira (17), da capacitação do Projeto Arranjo Produtivo Local em Plantas Medicinais e Fitoterapia. O objetivo é trabalhar todas as equipes das UBS’s para a utilização e a cadeia produtiva local de medicamentos fitoterápicos. A ação aconteceu na Escola de Governo do município de Toledo.
O médico da família, Fernando Pedrotti, afirmou que já prescreve esse tipo de medicação com frequência e ressaltou que através dessa capacitação é possível agregar mais conhecimento e experiência, interando-se das diferentes opções terapêuticas e ampliando o leque de possibilidades sempre com cunho científico. “É um resgate daquilo que nossos pais, avós e bisavós já utilizavam, muitas vezes de uma forma empírica, sem conhecimento científico, baseando-se apenas na experiência. Hoje há uma racionalidade científica sobre isso, e por isso pode-se utilizar essa tipo de medicação”.
Da Assessoria - Toledo