O professor Renato realizou este trabalho sob orientação dos professores doutores Wu Feng Chung, Huei Diana Lee e Claudio Saddy Rodrigues Coy e a tese originou para as duas Universidades, duas patentes, sendo uma internacional e outra nacional, além de dois registros de softwares depositados no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).
As patentes, internacional e nacional, geradas são relacionadas às áreas de Telemedicina e de Segurança de Dados transmitidos em tempo real e, atualmente, está em fase de discussão do processo de licenciamento do produto.
O professor Renato conta que o caminho de trabalho é visto com excelentes olhos pelos pesquisadores das duas Instituições. “Sinto-me muito grato pela abertura e confiança que os professores depositaram em mim, e feliz por estar abrindo esta porta para que outros alunos possam ter uma opção a mais para o desenvolvimento de sua capacitação neste modelo acadêmico tão consistente”, enfatiza.
Parceria que deu certo
O orientador da tese, doutor Wu, que também é professor no Centro de Educação, Letras e Saúde (Cels) da Unioeste e da FCM Ciência da Cirurgia da Unicamp, relata estar satisfeito com este trabalho e com a modalidade conjunta das Universidades. “Não tenho dúvida de que a computação, quando seriamente trabalhada, é, com certeza, o ponto de apoio e a alavanca ‘virtual’ que moverá o mundo”, destaca.
A parceria sinérgica entre as Instituições iniciou há 12 anos, por meio do Labi e dos professores Wu, Huei e Renato. Ainda de acordo com Bobsin, o modelo de qualificação interdisciplinar e transdisciplinar existente entre ambas, além da característica interinstitucional, “faz com que cada uma das Instituições envolvidas proporcione o melhor, otimizando os resultados para alcançar objetivos em comum”.
De acordo com diretor na Gastrocentro da Unicamp, professor doutor Claudio Coy, a cooperação entre os laboratórios é satisfatória. “O Labi têm nos proporcionado belos momentos de ciência e é sem dúvida um dos laboratórios mais produtivos, na área, do Brasil. É uma honra trabalharmos juntos”, afirma.
Já a co-orientadora, professora doutora Huei relata que “são poucas as teses que preenchem o caminho, integralmente, desde o acadêmico até a patente, e, mais longe, alcançará o licenciamento em pouco tempo”.
Os processos de depósito das patentes e registros estão sendo realizados com o apoio da Agência de Inovação (Inova Unicamp), da Reitoria e do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Unioeste.