Um clima harmonioso assim foi a audiência pública com os moradores do Panorama II sobre a urbanização da rua Carlos Sbaraini. A tônica do governo Beto Lunitti e Adelar Holsbach ‘Pelanka’ é manter o diálogo com a população antes da tomada de alguma decisão. Por isso, o pré-projeto da remodelação da rua foi apresentado por um grupo de técnicos ainda no ano passado.
A obra deverá custar mais de R$ 1,3 milhão e será executada com recursos provenientes da Agência Francesa de Desenvolvimento, sendo que R$ 927 mil serão lançadas como contribuição de melhoria. Conforme a legislação, os imóveis devem ser avaliados antes da obra e na sua finalização, caso haja um aumento sob esta valorização será lançado a contribuição.
O prefeito de Toledo, Beto Lunitti, destaca que audiência pública é um momento de observação, análise e decisão do público. “A obra vai valorizar os imóveis, proporcionar qualidade de vida e segurança as famílias daquela região. O projeto é um esforço positivo dos técnicos. Agradeço o empenho do setor técnico para que pudéssemos qualificar esta obra”.
O gestor enfatiza que a administração optou que o investimento do recurso financiado pela Agência Francesa de Desenvolvimento fosse realizado naquela região. “Houve a mudança de aplicação nos recursos com a permissão da Agência Francesa de Desenvolvimento”.
O líder de governo, vereador Ademar Dorfschmidt e também morador da região disse que o debate com a população sobre a urbanização da rua é um momento de alegria. “As melhorias vão valorizar os imóveis e, principalmente, proporcionar melhor qualidade de vida aos moradores”. Ele salienta que a obra neste estilo é a primeira do Governo Beto Lunitti e Adelar Holsbach ‘Pelanka’.
A urbanização da rua Carlos Sbaraini é uma reivindicação antiga dos moradores daquela região. Segundo o secretário de planejamento, Jadyr Donin, atualmente a via considerada estreita. Com a remodelação, a rua contará com pistas de estacionamento e mais duas vias correspondentes. “Hoje não temos acessibilidade nesta via. Existe um projeto de 300 apartamentos que serão construídos nesta região e precisamos dar trafegabilidade e segurança aos moradores”.
Outro fator destacado por Donin é a construção de uma ciclovia compartilhada com a calçada. “A ciclovia não ficará mais no meio d avenida, pois o nosso objetivo é ter cuidado com a vida do cidadão”.
O secretário ainda destaca a precariedade da iluminação naquela região. “O índice populacional teve um aumento considerável e, por isso, implantaremos nova iluminação para proporcionar maior segurança a sociedade local. Implantaremos a iluminação pública lateral e faremos uma na ciclovia e na área de pedestre. Queremos deixar esta via iluminada”.
Outra mudança que faz parte do projeto citada pelo secretário é a retirada de 82 árvores e o plantio de mudas correspondentes ao local. “O projeto contempla uma nova arborização. Excluiremos 82 árvores que estão desproporcionais e plantaremos 116 espécies adequadas para que não afetem a iluminação pública”.
Donin pondera que cada via do Município possui suas peculiaridades, porém após um ano de estudo, agora o momento de agir. Este modelo é considerado ideal pelos técnicos, porém somente será implantado se houver condições. “Algumas vias não são possíveis implantar este modelo, como na Getúlio Vargas que cruza o bairro Boa Esperança. Na rua Capitão Leônidas Marques é possível fazer este modelo. A maior delas é na Senador Atílio Fontana acabamos de fazer os levantamentos topográficos há possibilidade de fazer este modelo”.
O secretário, Jadyr Donin, conclui que os projetos estão finalizados e os técnicos encaminharão um Projeto de Lei a Câmara de Vereadores para que os edis apreciem e aprovem a obra. Donin relata que na sequência será firmado um contrato de execução da obra com a Emdur. “Em paralelo mandaremos todos os projetos, cópia da ata da audiência, a lei aprovada para a Agência para que ela aprove esta obra”. A expectativa é que a obra inicie no máximo em 30 dias.