A primeira assembleia ordinária de 2014 da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) realizada reuniu 34 prefeitos e prefeitas associados e os secretários estaduais de Esportes e Turismo, Evandro Roman, e de Assuntos Estratégicos, Edson Casagrande, além dos deputados Alfredo Kaefer (federal) e Adelino Ribeiro (estadual). O encontro foi realizado na sede da entidade municipalista, em Cascavel.
Na pauta, a discussão de temas de ampla relevância aos municípios, como a necessidade de expansão do sinal de internet aos municípios de pequeno porte - tema abordado por Casagrande, que apresentou as diretrizes do programa Rede 399, do governo do Estado. Esse programa prevê a instalação, gradativa, de sinal de internet banda larga em todos os municípios paranaenses.
Também foi discutida a situação do Consamu (Consórcio do Samu), tema apresentado pelo prefeito de Cascavel, Edgar Bueno, e também o tema educação, por meio de apresentação do programa Brasil Lúdico, que consiste em levar bibliotecas itinerantes às salas de aula. Outras questões da pauta municipalista foram debatidas e também foram feitas demonstrações de novos equipamentos eletrônicos voltados à limpeza pública.
Por outro lado, ficou decidido que no dia 13 de março os prefeitos da Amop vão homenagear o governador Beto Richa com o título de Benfeitor do Oeste do Paraná, em evento que será realizado durante jantar na Associação Atlética Coopavel. Mais detalhes sobre o evento serão divulgados nos próximos dias.
Por sua vez, o prefeito de Toledo, Beto Lunitti, demonstrou preocupação quanto à política de expansão de exploração do xisto como matriz energética. “É um tema que diz respeito a todos, porém enseja uma grave preocupação. É preciso permanecer atentos para não comprometer para uma experiência sem o devido zelo provoque queda da nossa produtividade do solo, já que a região tem forte vocação agrícola e sabemos que o xisto, ao ser explorado, provoca uma série de danos ambientais”, disse o prefeito.
De acordo com o prefeito de Tupãssi e presidente da Amop, José Carlos Cal Mariussi, a reunião foi altamente produtiva e serviu para discutir temas que dizem respeito ao dia a dia das prefeituras. “O ano de 2014 é de permanecermos atentos quanto as nossas obrigações como gestores públicos e representantes da população, mas também é importante cobrar sobre as responsabilidades de cada ente da Federação, porque o problema, via de regra, é resolvido em sua ponta final, ou seja, a prefeitura”, destacou.
A opinião foi compartilhada pelo prefeito de Assis Chateaubriand e primeiro vice-presidente da Amop, Marcel Micheletto. “2014 não é apenas ano de eleição e de Copa: mas principalmente de oportunidades aos 52 municípios da área de abrangência da Amop”, disse. A próxima assembleia da Amop será no dia 28 de março, data em que será inaugurado o novo anexo da entidade e escolhida a nova diretoria para o mandato 2014/2015.
Da Assessoria - Toledo