Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

SAÚDE

Toledo registra dois casos importados de dengue

Na sexta- feira (21) foram confirmados dois casos de dengue em Toledo. Segundo informações da Coordenação de Controle e Combate às Endemias da Secretaria de Saúde de Toledo ambos são importados e os pacientes, pai e filho, contraíram a doença em Maringá, são do Jardim Pancera e as medidas necessárias, como a realização de bloqueio químico, já foram tomadas pelos agentes de combate às endemias, visando eliminar qualquer foco do mosquito da dengue e a incidência de possíveis novos casos.

24/02/2014 - 16:35


De acordo com o coordenador de Controle e Combate às Endemias, Genair Grunevald, assim que houve a confirmação do caso foram tomadas as principais ações proporcionando maior segurança para toda população do bairro. “Fizemos o aviso, e a panfletagem – ainda na sexta-feira – e também iniciamos a primeira etapa do bloqueio químico, evitando a procriação do mosquito”, explicou.  Nos próximos dias ainda serão realizados outras ações e vistoria nas casas na região do Jardim Pancera para evitar qualquer infestação do mosquito.

Dados

De acordo com a agente de combate às endemias, Sandra Barbosa, que atua já há seis anos na função, Toledo, desde o começo do verão, apresentou 70 houve casos de suspeitos de dengue. Destes, foram descartados 28 e 42 continuam sobre análise. “Os números são altos, o que gera uma preocupação na população. Desta forma, os agentes estão trabalhando intensamente contra o mosquito Aedes Aegypti no município”, explicou.

Mutirão

O mutirão da dengue foi realizado já na região do Jardim America/Europa e Santa Clara III. A quantidade lixo recolhida contabilizou 60 toneladas, o que já era esperado, de acordo com Grunevald. Agora o enfoque principal é na Região do Pancera, onde foi confirmado o primeiro caso de dengue em Toledo. As regiões onde ocorre a coleta do mutirão são informadas pelos agentes dois dias antes onde os moradores são avisados para separarem todos os materiais que armazenam água. De acordo com Genair o grande diferencial do mutirão da dengue com a coleta do lixo útil é que nos mutirões são recolhidos apenas objetos que armazenam água, como plásticos, garrafas, pneus, móveis e eletrodomésticos. Já o caminhão do lixo útil recolhe de materiais reciclados.

Sintomas da dengue

A dengue clássica, que foi identificada nos pacientes em Toledo, é a forma mais leve da doença, sendo muitas vezes confundida com a gripe. Tem início súbito e os sintomas podem durar de cinco a sete dias, apresentando sintomas como febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjôos, vômitos, entre outros. Genair Grunevald que caso alguém apresente esses sintomas, procure um atendimento medico mais rápido possível.


Da Assessoria

Anuncio gene 2