Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

POLÍTICA

NOTAS

Confira o que rolou na última sessão na Câmara de Vereadores de Toledo.

25/02/2014 - 18:10


CPI das Casas e o circo dos horrores ...
O vereador, Tita Furlan, solicitou a abertura de uma CPI do Minha Casa Minha Vida. Furlan relata que cada partido político deve indicar um vereador para formar a comissão e definir seus requisitos. O vereador está com o firme propósito de levar a sério essa história e mexer num vespeiro que na boca pequena corre solto. Há quem comente... que neste vespeiro tem coisa antiga... É esperar para rir ou chorar do que pode vir a tona...

CPI das Casas e o circo dos horrores ... I
A dita da CPI já está arrepiando os cabelinhos ou melhor os poucos cabelos de alguns. A história promete desencavar coisas que até Deus dúvida... É esperar e ver se a dita CPI vai ser somente picadeiro para alguns ou se a possível verdade dos fatos se tornará leões vorazes a devorar os antigos domadores...

Coragem e ousadia
Ao usar a Tribuna, o vereador Reinaldo Rocha disse que as mudanças são feitas com coragem e ousadia. Segundo ele é impossível mudar algo no Poder Público se o gestor agir como um covarde. “Os adversários políticos aproveitam a oportunidade para tecerem críticas e comentários. Para isso, o gestor precisa ter destreza e sabedoria. Estas são as formas para contra atacar as críticas no campo político”. Rocha afirma que a população – em breve – irá observar os resultados positivos da administração local. “Ninguém consegue fazer nada se não tiver ousadia, vontade ou espírito de garra para implantar um projeto na cidade. Com isso, quem ganha é a população”.

Médicos para Toledo
O presidente da Câmara de Vereadores, Adriano Remonti, falou sobre a vinda de mais 23 médicos para o Município por meio do PROVAB. “O governo federal tem feito a sua parte e é um grande avanço para a cidade. Fico feliz pelo o que o governo tem feito na área de saúde, educação e, principalmente, gerando emprego”. A acolhida dos profissionais no Município acontece na próxima quinta-feira, dia 06 de março, com a realização de uma coletiva de imprensa no auditório da Prefeitura de Toledo. Faltou somente o presidente resgatar o pai da criança, ou seja, quem foi atrás do projeto que hoje está se concretizando e agora virou patinho feio dentro do PT.

Justiça seja feita
É sempre de bom tom valorizar aqueles que estão juntos na mesma trincheira. Justiça seja feita, gostem ou não dele, que a pessoa que cadastrou o município no Governo Federal para receber os médicos via PROVAB foi Edson Simionato que da mesma forma também foi atrás dos recursos do Vigiasus para o município adquirir a Câmara Fria para resfriamento de vacinas. Enfim é sempre bom valorizar os seus nos momentos de colher os frutos, mas também, na época das vacas magras.

Movimento dos sem ponto e sem rabo preso
O vereador Neudi Mosconi que agora tem boa memória e muita vontade de criticar disse que os moradores do Residencial das Orquídeas, inaugurado em 2012 pelo antigo prefeito Schiavinato, aguarda há tempos pela instalação de um ponto de ônibus naquela região. Ele disse os moradores conversaram com a nova administração, mas ainda não obtiveram êxito. O vereador relatou que ajudou alguns moradores a construir um ponto. “Ajudei a fazer buraco, bati martelo e vou continuar ao lado da sociedade". Sem rabo preso com ninguém faltou o agora vereador dizer que foi assessor de governo, do ex-prefeito Schiavinato. O mesmo que agora também é alvo de suas críticas... críticas quase cênicas.

Oba, oba...
O presidente da Câmara de Vereadores, Adriano Remonti, disse o que edil Neudi Mosconi poderia ter ligado no celular do prefeito Beto Lunitti para verificar a situação. “É fácil somente jogar para a torcida. O prefeito auxilia na resolutividade dos problemas da sociedade. Não era preciso fazer oba-oba para ser resolvido. Expor este governo que está trabalhando pelo nosso Município”.

Novo modelo de Ponto, sem lona...
O líder de governo, o vereador Ademar Dorfschimdt, apresentou o novo modelo de ponto de ônibus que será instalado no Município. “Os pontos terão duas luminárias, local adequado para cadeirantes, emborrachada. Não a ação humilhante de um vereador que carrega lona preta e eucaliptos. Prova que sua força política é zero e não tem articulação política. Se tivesse conversado com o órgão competente teria resolvido problema. Cada um no seu tempo vai fazer o que entende como melhor”.

Sem despacho
O vereador, Luís Fritzen, afirmou que não era necessário o despacho do presidente da Câmara de Vereadores, Adriano Remonti, para anexar os documentos no Projeto de Lei que cassou o título de cidadania honorária de Pizzolato.

Sem procuração
Fritzen destaca que durante a semana passada ouviu comentários de que o deputado estadual Elton Welter tinha procuração para assinar o pedido. Contudo, o vereador desafiou em qual local um vereador eleito pode emitir procurações para assinar em nome do vereador, no caso o Araújo. “O Elton assinou quem sabe na inocência em nome do Araújo, enfim. O objetivo dos anexos é ilustrar o porquê recebeu o título e o porquê foi cassado. Que fique arquivado nos anais da Casa”.

Pedido aceito
Adriano Remonti afirmou que o ofício emitido pelo vereador Luis Fritzen será anexado juntamente com os documentos no PL. Remonti ainda agradeceu a compreensão de Fritzen. Trocando gentilezas,o vereador agradeceu o entendimento de Adriano em anexar o PL e o parabenizou por sua atitude.

Upa: Por que ali???
O vereador Expedito Ferreira (Gasolina) criticou a decisão do ex-prefeito José Carlos Schiavinato de ter construído a UPA naquele endereço. “Porque o Schiavinato não construiu a UPA no Europa, na Pioneira, no América ou no Panorama? No local da UPA só tem pessoas ricas que tem Unimed. Os políticos só lembram-se da Vila Pioneira em período eleitoral. Hoje o mini-hospital é onde a população mais carente se agarra”. Pois é fica a pergunta porque somente agora o vereador e tantos outros estão questionando a localização da UPA - afinal o Gasolina era base do Schiavinato? Porque não fizeram o maior ‘rebu’ quando o projeto foi instalado lá, porque não foi questionado como a unidade entraria em funcionamento,da onde sairiam os recursos, como seriam contratados os servidores, como seria o atendimento, enfim perguntas que não querem calar ..... Esse é o papel do vereador, né?

Sem galerias? Desde quando?
O vereador, Renato Reimann, solicitou a implantação de galerias pluviais em frente à empresa BRF-Foods e no distrito de Vila Nova. “É um problema que se arrasta há anos. Foram encaminhados pedidos a administração anterior, mas até hoje não obtivemos êxito. A justificativa é a falta de recurso financeiro para executar as obras. Vai chegar um ponto que a população vai enjoar de encaminhar o pedido e o documento será entregue ao Ministério Público”. Será que é um recado?

Reforma UBS
O vereador Marcos Zanetti viabilizou junto ao deputado federal Zeca Dirceu uma emenda no valor de R$ 250 mil para a reforma e ampliação da UBS do Jardim Europa. A região atende em média 18 mi habitantes. “Era um pedido daquela comunidade. Estudei e mantive contato com o deputado”.

Acorda vereadoreessss
Acorda vereadoressss... Tita Furlan foi enfático na última sessão e deu o maior puxão de orelha na mesa diretiva, que por sinal na maior parte da sessão estava ausente dos seus postos. Ele solicitou que os vereadores que compõem a mesa diretiva não se ausentassem por tanto tempo, pois em vários momentos da sessão somente os vereadores Edinaldo dos Santos e Sueli Guerra faziam parte da mesa.

Juventude no rumo certo
O peemedebista vereador Vagner Delábio elogiou o trabalho do secretário da Juventude, Paulo Leonardi. Ele que visitou uma das estruturas e afirmou ter sido bem recebido por Leonardi. O secretário apresentou a estrutura, comentou as ações da Secretaria e, principalmente, dos nove cursos oferecidos a população. Segundo o vereador parece que agora a pasta está no rumo certo.

Se a moda pega...
Na semana passada, o líder de governo, o vereador Ademar Dorfschmidt, não se sentiu bem e acabou sendo hospitalizado por estar com a pressão alta. Na última sessão, foi a vez do edil Walmor Loddi ter a sua pressão arterial elevada e, por isso, esteve ausente na sessão. Se a moda pega...e na sessão da última segunda  nem tinha votação polêmica como a cassação de título do Pizzolato.. o que será que acontece com os vereadores???

Nota fiscal
Renato Reimann também reencaminhou o pedido da disponibilização de cadastramento e emissão de notas para o produtor rural em Vila Nova. “Não há funcionário de carreira que possa assumir o trabalho em Vila Nova. Acredito que é possível, mas primeiro precisamos novo concurso para ter nova pessoa ou deslocar um funcionário de Toledo para que possa ser implantado este beneficio. Em Vila Nova – anos atrás – eram emitidas as notas do produtor pelo administrador”... Cutucou... será que é busca de espaço?

Sem viatura e sem governo?
O vereador solicitou na tribuna também o trabalho de uma viatura da Polícia Militar em Vila Nova. Conforme Reimann, o distrito atende Novo Sarandi e Novo Sobradinho. “A PM possui uma viatura bastante usada e precisamos de outra para dar continuidade ao trabalho. Uma viatura que seja confiável para estes policiais para serem utilizados por eles”. Só falta agora encaminhar o pedido ao Governo do Estado instância responsável em aumentar o efetivo.

Defesa
A vereadora Sueli Guerra saiu em defesa da Secretaria de Assistência Social que novamente foi alvo de denúncias coincidentemente logo após exoneração de antigas coordenadoras. Sueli fez questão de ler na tribuna a fala da promotora de Justiça reproduzida na reportagem do Jornal do Oeste. “As denúncias causaram estranheza... Faço e sempre fiz visitas em inspeção mensais em todas as casas abrigos e sempre estive aberta a receber denúncias e isto nunca chegou a mim” (Cátia Kruguer). Na opinião da vereadora muitas informações destoam e segundo ela as informações serão apuradas com critério e direito de ampla defesa.

Toledo Fraldas
Nesta terça-feira (25), a vereadora Sueli Guerra (PMDB) recebeu em seu gabinete o representante do Clube Rotary Toledo, Gilberto Menocim e da Pastoral de Idosos do Jardim Porto Alegre, a professora Silvia Fontes e seu esposo João José Fontes. A reunião teve por objetivo discutir questões estruturais referentes à localização e aos equipamentos necessários para colocar o projeto Toledo Fraldas em prática. O Rotary Toledo solicitou orçamento e se disponibilizou a verificar as possibilidades para a compra de uma máquina de confecção de fraldas geriátricas, além dos materiais necessários para a confecção das primeiras fraldas. “A ideia é dar o ponta pé inicial para que projeto seja colocado em prática”, declarou Menocim.

Toledo Fraldas I
O projeto Toledo Fraldas é inspirado no Projeto Social Casa das Fraldas implantado na cidade de Campo Mourão pela advogada e professora Marta Paulino Kaiser. O projeto que não visa fins lucrativos é responsável pela confecção de fraldas geriátricas. Todo o material utilizado, desde o espaço e as despesas de contas corriqueiras devem ser adquiridas por meio de doações. As fraldas produzidas não possuem custo e são destinadas a todos os usuários que necessitam da utilização diária das fraldas e não possuem condições financeiras de efetivar a compra.

Frases
“É preciso melhorar a questão da acessibilidade do deficiente físico em Toledo”, esta é a afirmação do vereador, Genivaldo Paes.

“Acredito que quem joga sofá na beira de uma via não deveria ter o direito de votar nas eleições”, Vagner Delábio.

Anuncio gene 2