A medida segue até a próxima sexta-feira (07/03) e respeita a ordem da fila de espera, que atualmente conta com 826 integrantes. Até o fim do ano, a administração municipal prevê a criação de 600 novas vagas, por meio da inauguração de novas unidades.
O atual chamamento foi possibilitado pelo remanejamento interno de vagas. “Realizamos as rematrículas e com a saída de crianças que foram para as escolas municipais e as que mudaram de turmas, isso tivemos a disponibilização dessas 250 vagas”, explicou a secretária de Educação, Tania de Grandi, ao ressaltar que a quantidade de vagas varia de acordo com cada CMEI’s e faixa etária das crianças.
Segundo Tania o chamamento respeita a lista de espera, não sendo aberto para novos candidatos. “Essa lista está disponível nos CMEI’s, na Secretaria e no Ministério Público, além de poder ser acessada via o portal do município (http://www.toledo.pr.gov.br/portal/lista-remanescente-cmeis/lista-remanescente-c...)”. A secretária lembrou ainda, que os interessados em fazer parte da lista podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação.
Para o prefeito Beto Lunitti, a diminuição da fila de espera é uma das prioridades da gestão, que tem o compromisso com a criação de 600 novas vagas em 2014. “Estamos trabalhando para atender a grande demanda que temos hoje por vagas em CMEI’s e ainda no ano passado firmamos com o Ministério Público um TAC do bem que prevê 1.500 vagas até 2017. Para isso estamos finalizando obras de construção e planejando novas unidades”. Beto ainda afirmou que a Educação tem recebido diversos investimentos em estrutura e recursos humanos. “Em 2013 foram mais de 250 professores contratados, número recorde, além disso, foram executadas diversas reformas em unidades que sofriam com problemas estruturais há anos. Nosso objetivo é melhorar cada dia mais esse setor, como parte da nossa política de priorizar o ser humano”.