Neste período acontecem as disputas dos Jogos Escolares de Toledo (JETO’s). A organização será da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL), e do Núcleo Regional de Educação (NRE), com apoio das entidades de administração do desporto no Estado do Paraná.
O coordenador do Setor de Rendimento da SMEL e dos JETO’s, George Luiz Bertozzi Correa, o Cebola, informou que a administração municipal, aproveitando o momento, incluiu algumas modalidades que são disputadas apenas na fase final para incentivar os praticantes de esportes toledanos. “Faremos o possível para envolver os atletas nas disputas para que representem bem as suas instituições de ensino”.
Cebola ainda lembrou que a fase municipal dos JEP’s contará com a participação de 29 estabelecimentos estaduais de ensino, cinco particulares, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (APADA). “Temos tudo para organizar um grande momento de confraternização para todos os estudantes toledanos. Serão aproximadamente 2.800 atletas envolvidos em 14 modalidades”.
O prefeito Beto Lunitti afirmou que a competição vem coroar o trabalho realizado pela SMEL. Segundo o gestor municipal, hoje todos os espaços voltados à área esportiva têm o atendimento supervisionado por um profissional de educação física. A secretaria disponibiliza 46 educadores físicos que coordenam mais de 50 pontos esportivos de atendimento nas mais diversas modalidades. “Sabemos que o esporte é sinônimo de saúde, disciplina, superação, harmonia e bem estar. É um instrumento que promove qualidade de vida para as pessoas e a Administração Municipal tem fomentado as políticas públicas neste setor”, comentou.
Objetivos do evento
A secretaria da SMEL, Marli Gonçalves Costa, lembrou que o evento tem como objetivo promover o desporto educacional, através de jogos que envolvam várias modalidades esportivas, dando oportunidade de participação a um maior número de alunos, despertando o gosto pela prática dos esportes, com fins educativos e formativos. “Os Jogos Escolares do Toledo (JETO’s) serão uma oportunidade de congregar os alunos das várias regiões do município, propiciando o estímulo recíproco, intercâmbio social, a vivência e reflexo sobre os aspectos positivos do esporte, contribuindo para situar a escola como centro cultural, desportivo e formativo da comunidade”, comentou.
Modalidades
A edição dos JETO’s terá disputas nas modalidades de atletismo, badminton, basquetebol, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez, nos naipes feminino e masculino. Também teremos as divisões em Classe A – nascidos de 01/01/1997 até 31/12/1999 (15 a 17 anos) – e Classe B – nascidos de 01/01/2000 até 31/12/2002 (12 a 14 anos). Cebola ainda explicou que nas modalidades de Ginástica Rítmica, Tênis de Mesa e Xadrez, a faixa etária dos participantes da classe B será para os nascidos entre 01/01/2000 e 31/12/2003.
Da Assessoria - Toledo