Por sua vez, a Fundação – de acordo com a secretária – busca a descentralização administrativa e financeira; maior autonomia e possibilidade de que todos os recursos culturais permaneçam no Caixa da Fundação e sejam reinvestidos na pasta. “A proposta é criar uma dinâmica com maior agilidade administrativa e financeira as atividades da Secretaria. Toledo avança na cultura”.
A secretária de Comunicação e presidente do Conselho de Cultura, Rosselane Giordani, lembra que a realização do 1º Fórum Municipal de Cultura foi uma discussão iniciada no Conselho no ano passado. “O Fórum surgiu de uma demanda para que articulássemos o olhar dos grupos artísticos de Toledo sobre as políticas culturais para serem vistas dentro do Plano Municipal de Cultura”.
Rosselane complementa que no ano passado o Conselho realizou uma Conferência Intermunicipal, a qual agregou a participação de vários Municípios. “Nós não tivemos um espaço adequado para fazer a discussão e a elaboração das propostas municipais para colocar em prática o Plano Municipal de cultura que é a adesão do cenário. A partir disso, discutimos no Conselho para organizar o Fórum para ser um local de debate para que a sociedade tivesse a oportunidade de colocar as suas propostas para a sistematização deste plano”.
A presidente do Conselho afirma que o Fórum Municipal de Cultura é uma grande conquista para que se possam estabelecer políticas públicas de cultura e alinhadas com as necessidades dos grupos. “Será um espaço democrático, para amadurecer o Plano Municipal de Cultura. O Plano é uma obrigação, porque isso está diretamente ligado ao sistema nacional de cultura, onde estaremos fazendo a questão da Fundação Cultural, o repasse de recursos para o Fundo Municipal de Cultural e o Plano. É mais um dever de casa que o Município sai na frente. Andando com a implantação do Sistema Municipal de Cultura”.
Segundo a secretária de cultura, todo o cidadão que tiver interesse sobre o tema pode participar do Fórum, mas principalmente, os protagonistas da cultura no Município, como professores, artistas, entre outros. Ela lembra que a Secretaria tem o seu diagnóstico de cadastramento dos protagonistas disponível no site do Município (www.toledo.pr.gov.br).
Após a elaboração das políticas públicas, o documento será encaminhado ao chefe do Executivo, Beto Lunitti, que por sua vez, entregará a Câmara de Vereadores como Projeto de Lei para apreciação e votação.
Por Graciela Souza