Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Cooperativas de Minas fazem visita técnica ao Sicoob Toledo

Uma caravana com 35 pessoas, representantes de 13 cooperativas de crédito de vários municípios do estado de Minas Gerais estiveram em Toledo para conhecer “Boas Práticas do Cooperativismo de Crédito”. Os cooperados mineiros estiveram reunidos na terça-feira (22) com diretores, conselheiros e colaboradores do Sicoob Oeste, no auditório da ACIT. A missão técnica é uma iniciativa do Sebrae PR.

23/03/2011 - 06:34


Na abertura do encontro, o ex-presidente do Sicoob, atual presidente da ACIT Walmor Lodi, discorreu sobre a importância do Sicoob na vida da comunidade local e frisou que nos últimos seis anos em que esteve à frente da Cooperativa o movimento registrado resultou em mais de 30 milhões de reais de valor agregado e valor adicionado à comunidade. “O dinheiro ficou circulando em Toledo e tivemos os mais baixos índices de inadimplência e devolução de cheques, muito inferiores aos índices de todo sistema Sicoob e ainda mais baixos que o registrado no sistema financeiro tradicional”.

Augusto Sperotto, novo presidente do Sicoob, relembrou a historia da fundação da cooperativa em Toledo. “A idéia nasceu durante um congresso, em 2002, realizado em Minas Gerais e de lá para cá o Sicoob Oeste se tornou uma realidade e hoje, com menos de 10 anos, já é destaque nacional”, destacou.

A visita dos mineiros a Toledo foi idealizada pelo Sebrae PR, o coordenador de acessos a serviços financeiros, Flávio Locatelli comentou que a visita faz parte do Projeto Disseminando Boas Práticas entre Cooperativas de Crédito focado em produtos para micro e pequenas empresas e o objetivo é identificar quais as cooperativas que trabalham próximas deste foco e então,  realizar as missões técnicas. “Estamos vendo o que o Sicoob faz junto às micros e pequenas empresas na questão dos recursos. Estamos mostrando os produtos, linhas especiais e atendimento diferenciado oferecido pela Cooperativa. Apresentamos também a Sociedade Garantidora de Crédito, que é, aliás, a primeira do país com esta cara, que tem o incentivo do Sebrae. Esta parceria entre a Sociedade e o Sicoob está propiciando as micro e pequenas empresas da região o acesso ao crédito com mais qualidade, um crédito orientado e linhas mais acessíveis do que aquelas praticadas pelo mercado”.

Sem nome %281144 x 250 px%29