O diretor da empresa, Jorge Luis Piano Vargas, enfatiza que o sistema vai melhorar a praticidade, a agilidade e a segurança. “As mudanças eram necessárias, porque precisávamos que o transporte coletivo fosse para todos. Que cada cidadão deixe o seu carro em casa e vá de transporte coletivo com segurança para o seu trabalho ou lazer. Está sendo satisfatória a procura pelo cadastramento da população. É um avanço para a cidade”.
Vargas salienta que modernidade e evolução no sistema de transporte são palavras que resumem o sistema. Hoje não é possível pensar que com um papel será eficiente, pois o cartão magnético te dá alternativas para modernizar o sistema, analisar pontos ociosos, verificar o atendimento nos bairros.
Ele explica que o sistema traz agilidade no serviço e esclarece que diminui o tempo de embarque nos trajetos das linhas. Com isso, reduz o período de viagens. O diretor da empresa lembra que o sistema é um dos compromissos assumidos pela empresa com o prefeito de Toledo, Beto Lunitti, durante o processo de renovação do contrato.
Em suas entrevistas, o prefeito Beto Lunitti destaca que o sistema é um dos compromissos assumidos pela empresa para que a concessão do transporte coletivo urbano fosse renovada. “A concessionária se mostrou atenta as solicitações que foram apresentadas e está cumprindo os itens que foram solicitados”. Beto lembra que para a renovação foi estabelecida uma pauta mínima e que estas ações fazem parte deste compromisso. “Ainda teremos, em fase de teste, um ônibus circular, com tarifa reduzida atendendo a região central, toda a frota da concessionária com acessibilidade, entre outras melhorias”. O prefeito salienta que todas as ações buscam a melhoria da qualidade de vida dos munícipes.
Sistema
O diretor da empresa, Jorge Luis Piano Vargas, relata que o sistema funciona com cartões magnéticos recarregáveis. “O passageiro solicita o valor que atenda as suas necessidades e o utiliza para liberar a catraca a partir de um aparelho instalado nos ônibus. Ao aproximar o cartão, o equipamento faz a leitura e informa o saldo que o usuário ainda possui”.
De acordo com o diretor da empresa, a inserção de créditos no cartão poderá ser feita por meio da internet e também pelas empresas que fornecem o vale-transporte aos seus colaboradores. “É prático e logo a população verá os benefícios deste sistema. Já temos os validadores, equipamentos que fazem a leitura dos cartões instalados em todos os carros da frota e em dez deles estamos testando os aparelhos”.
Segundo Vargas, o sistema de cadastro já está em funcionamento na internet e o usuário poderá fornecer seus dados no endereço eletrônico http://00180.transdatasmart.com.br:18001/tdmaxwebcommerce/.
Ele lembra que o ticket será válido até o dia 1º de maio, a população não precisa correr ou se apavorar. Até maio serão aceitos o sistema de papel. Ele lembra que para fazer o cadastro, o usuário deve ter em mãos o RG, CPF e comprovante de residência. Os idosos acima de 65 anos terão um cartão especifico, pois é gratuito.
Por Graciela Souza