Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

SAÚDE

Índice de resolutividade na saúde de Toledo irá ampliar com a reestruturação da atenção básica

Comunidade da Vila Pioneiro passará a ter serviço de referência.

07/03/2014 - 10:45


Nesta sexta-feira (07), às 19h, a secretária de saúde, Denise Campos e o prefeito Beto Lunitti, reúnem-se com a comunidade da Vila Pioneiro para explicar sobre as mudanças no atendimento previstas para o Núcleo Integrado de Saúde (NIS) Doutor Jorge Nunes (Mini Hospital), após a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento Doutor José Ivo Alves da Rocha (UPA). O encontro acontece no Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer. Na ocasião, os servidores e a população conhecem as ações previstas e podem sanar dúvidas sobre a questão.

Na quinta-feira (06), eles recepcionaram os profissionais estudantes – 19 médicos, além de três enfermeiros e outros 108 profissionais de saúde das últimas convocações. Na ocasião o prefeito Beto Lunitti e a secretária de Saúde, Denise Campos esclareceram aos profissionais da saúde e imprensa local e regional, assim como a população presente, como funcionará as mudanças e melhorias previstas na saúde do município com a reestruturação da rede de atendimento. Entre os assuntos esteve a reestruturação do Mini Hospital, o início de funcionamento da UPA e ampliação do atendimento em Atenção Básica, por meio dos novos profissionais.
A mudança no modelo assistência da saúde do Município de Toledo é uma meta do Plano de Governo do prefeito Beto Lunitti e vice-prefeito Adelar Holsbach ‘Pelanka’. Segundo a secretária de saúde, Denise Campos, a mudança consiste na instalação de 30 equipes Estratégia Saúde da Família. O processo - conforme Denise - fortalece a atenção básica, amplia o acesso da população ao atendimento e qualifica os serviços.
De acordo com Denise, atualmente o Mini Hospital atende 9.700 pacientes/mês. Deste total somente 1.250 são casos de urgência e emergência. Os demais atendimentos poderiam ser realizados nas UBS’s. “O acesso às consultas médicas será ampliado na UBS. Desta forma, o atendimento das urgências e emergências será qualificado; haverá redução nas filas e no tempo de espera para atendimento. A população da Vila Pioneiro será beneficiada, pois antes ela não tinha um serviço de referência”.
Denise esclarece que antes destas reestruturações, o serviço de referência da comunidade era o pronto atendimento juntamente com a população do município. “A população vai ter uma UBS de saúde num horário ampliado até às 22h. Serão 2.360 consultas por mês oferecidas a esta comunidade. Antes, as consultas eram dadas para todos os munícipes”.
Ela salienta que os atendimentos de urgência e emergência continuarão no Mini Hospital até a abertura da UPA prevista para o final de abril. A UPA na Vila Becker inaugurada em 2012 está em processo de estruturação. Os equipamentos estão sendo licitados e após a instalação destes equipamentos passará os casos de urgência e emergência. Também serão atendidos na UPA casos não urgentes, porém seguindo a ordem de classificação de risco, ou seja, os casos mais graves serão atendidos primeiro. Conforme o projeto de instalação da UPA, cadastrado em 2010, foram incluídos os municípios de Ouro Verde do Oeste, São Pedro do Iguaçu, São José das Palmeiras e Diamante do Oeste para garantir o porte da UPA. No entanto, estes municípios terão atendimento exclusivo de casos de urgência e emergência, encaminhados via central do SAMU, isto é, só casos que chegam na UPA com a ambulância do SAMU.
Denise enfatiza que com o atendimento na UBS, a resolutividade deve aumentar devido o número de consultas ofertadas. Com relação a referência, a secretária ressalta que a Unidade é a ordenadora do sistema. “A UBS passa ter um papel mais preponderante neste ordenamento, ou seja, ela fará o encaminhamento para o sistema”.
A secretária exemplifica que os serviços de vacinação, atendimento de hipertensos e diabéticos, programas de saúde da mulher e da criança, acompanhamento do desenvolvimento dos bebês, consultas de enfermagem, serviços de odontologia e farmácia serão ofertados a comunidade da Vila Pioneiro após a abertura de uma UBS naquela região.

Anuncio gene 2