No Dia Internacional da Mulher, a ser comemorado neste sábado, dia 8, será realizada a “Feira de Serviços – mulheres e seus jeitos de mudar o mundo”, encontro entre instituições que desenvolvem projetos abordando as áreas de igualdade de sexos, valorização da mulher, saúde, segurança, educação e solidariedade.
A Feira, que é organizada pelo Colegiado Objetivo de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e o Serviço Social da Indústria (Sesi), começa as 9 seguindo até às 15h, no Calçadão da Avenida Brasil (em frente à Catedral Nossa Senhora Aparecida).
A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) participa com acadêmicos dos cursos de Fisioterapia, Odontologia, Letras e Enfermagem do Campus de Cascavel, que irão transmitir orientações sobre o câncer de boca e cuidados da saúde bucal nas crianças; dinâmicas de conscientização sobre o tabagismo, além de apresentação de peça teatral (ver matéria abaixo). Também estará presente ao evento o Banco de Leite do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) com orientações sobre amamentação.
Os serviços serão ofertados gratuitamente e vão desde exames preventivos, orientações de saúde e jurídicas, além de cortes de cabelo, massagem, design de sobrancelha, recreação, oficinas de artesanato. Haverá ainda, a partir das 13h30, apresentações de música, teatro e dança.
Teatro para as mulheres
Formado por acadêmicos do Campus de Cascavel, Jonathan Chasko e Rodolfo Previato, ambos do curso de Letras, e Camila Abatti, do curso de Enfermagem, o grupo de teatro da Unioeste irá participar da “Feira de Serviços – mulheres e seus jeitos de mudar o mundo”, apresentando dois esquetes (peça de curta duração) escritos pelo poeta Marcos di Bello, que trata dos perfis de mulheres intuitivas, desejadas, invejadas e acima de tudo amadas.
Os componentes do grupo teatral se conheceram em 2012, no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), e dentro deste programa iniciaram as primeiras atividades. No mesmo ano, durante o 1º Seminário da Prática de Ensino, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (Ceca), o grupo teve a grande oportunidade de se apresentar para a comunidade universitária e, a partir dai, passou a exibir suas peças em vários eventos promovidos na Universidade.
Foi também por meio das apresentações teatrais que eles já participaram de vários eventos nacionais, como o Encontro Nacional dos Universitários da Diversidade Sexual (ENUDS), onde os esquetes foram adaptados à temática do evento, no qual representavam um coletivo que discute essas questões dentro das universidades, além de representaram a Unioeste no Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (Seurs), que ocorreu em Florianópilis, em 2013.
Da Assessoria