Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

SAÚDE

Secretaria de Saúde inicia na segunda-feira a vacinação de adolescentes contra o HPV

A primeira ação acontecerá, às 9h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Porto Alegre. As doses são gratuitas e vão ser aplicadas nas UBS’s a partir da próxima semana.

07/03/2014 - 17:08


A vacina protege contra o papilomavírus humano, responsável por 70% dos casos de câncer de colo de útero em todo o mundo. A doença é a terceira principal causa de morte por câncer entre mulheres no Brasil.
A vacina está disponível para todas adolescentes nascidas entre os dias 11 de março de 2000 a 10 de março de 2003. A campanha é realizada por meio do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, que incluiu a vacina contra HPV no Calendário Nacional de Vacinação a partir deste ano. Segundo a secretária de Saúde, Denise Campos, a medida é muito importante, pois a vacinação é uma forma eficaz de prevenção de doenças. “Acho que essa decisão do Ministério da Saúde de incluir a vacinação contra o HPV na rotina do calendário de vacinação é assertiva, pois garante uma maior proteção a essas adolescentes”, afirmou.  

Doses de imunização
Após a primeira dose, as adolescentes vacinadas devem voltar ao posto de saúde para a 2ª dose depois de seis meses. Cinco anos após a 1ª dose, elas devem retornar ao posto para a 3ª dose, garantindo uma imunização eficaz e duradoura. Em 2015 serão vacinadas meninas de 9 a 11 anos de idade, e a partir de 2016 toda menina a partir dos 9 anos de idade.

Da Assessoria - Toledo

Anuncio gene 2