Nesta quarta-feira (12), em São Luiz do Oeste, começam as plenárias do Orçamento Participativo 2015 (OP-2015). O OP é uma das principais ferramentas do Programa Catequese da Cidadania, implantado, a fim de construir uma administração mais participativa e com o foco de estimular o papel dos agentes como cidadãos. Nas plenárias do Orçamento Participativo serão eleitos os delegados de cada região e estes assumirão o papel de gestores da comunidade a qual representam.
De acordo com o assessor de Assuntos Comunitários, Valtair Apolinário, para a o OP-2015 foram disponibilizados pela Administração Municipal, R$ 4,5 milhões divididos de acordo com a necessidade de cada bairro. “O critério de distribuição desse valor consiste no fator populacional e renda de acordo com o IBGE”, informou. O uso desse dinheiro tem por objetivo principal melhorar as infraestruturas dos bairros, proporcionando mais lazer e espaços recreativos para todo população envolvida.
Funcionamento
O assessor para Assuntos Comunitários explicou que serão realizadas plenárias regionais onde serão definidos os delegados representantes destas localidades, com a proporção de um para cada trinta participantes na sede, e um para cada vinte no interior do município. “Dividimos o município em 18 regiões, sendo nove na sede e nove no interior. Esse primeiro encontro, no dia 12, vai definir os delegados que irão representar a região de São Luiz do Oeste”, informou Apolinário destacando que a comunidade vai indicar as prioridades e a aplicação dos investimentos por meio dos delegados da região.
Programação
Quarta- feira (12) começa a programação das plenárias do Orçamento Participativo 2015 (OP). Serão 70 encontros em diversas localidades do município de Toledo. No dia 13 de março, quinta-feira, ocorrerão plenárias no Jardim Bressan, às 18h30, no Salão da Igreja Católica, e no César Parque, no Centro Comunitário, às 20h. Na sexta- feira (14) as reuniões ocorrem no Jardim Bandeirantes, no Centro Comunitário, às 18h30, e no Jardim Independência, no Centro Comunitário, às 20h. Todas são abertas a população informou Apolinário.
Da Assessoria - Toledo