No próximo dia (24) entrará em funcionamento a quinta unidade, localizado no loteamento Santa Clara IV junto ao Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU). O CRAS atua como porta de entrada para os serviços de Assistência Social no município, como atendimentos de acolhida e escuta qualificada, busca ativa, acompanhamento familiar, atendimento e orientações individuais e familiares, atendimento emergencial e segurança alimentar.
A coordenadora do CRAS V, Raquel Cassol da Silva informou que o local passará a atender os moradores dos bairros próximos, como Santa Clara IV e V, Barcelona, Jardim das Acácias e as localidades São Luiz do Oeste, Bom Princípio, Boa Vista, Vista Alegre e Ouro Preto. “Além desses benefícios eventuais o CRAS efetua encaminhamentos à rede socioassistencial e as demais políticas públicas, como a oferta de cursos profissionalizantes”.
Raquel também destacou que no CRAS a população pode se inscrever no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CADÚnico) o qual dá acesso a diversos programas e benefícios como a tarifa social da luz e água, inscrição para o Programa Minha Casa, Minha Vida, auxílio natalidade e funeral, Bolsa Família, entre outros. Outro apontamento realizado pela coordenadora é estar inserido em um espaço público que já possui diversas pessoas frequentado. “Nós teremos o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) em nosso favor para atrair ainda mais usuários. Sem contar que a nova unidade irá amenizar o número de atendimentos efetuados pelo CRAS Europa que atualmente sofre com filas de espera e nosso objetivo é acabar com esse transtorno”.
A coordenadora do CEU, Magda Ritter, acrescentou que a presença do CRAS irá potencializar o equipamento público. “Tenho certeza que o CRAS irá otimizar o uso das estruturas do CEU. Enquanto os pais, famílias e jovens aguardam atendimentos eles poderão fazer uso e participar das nossas atividades. Além disso, muitos moradores não conhecem ou nunca vieram até aqui. Acredito que com o movimento, devido aos atendimentos da assistência social, aumente também o número de jovens utilizando este espaço”, finalizou.
Da Assessoria - Toledo